Milhões de pessoas se manifestam, neste domingo (15), contra a presidente Dilma Rousseff em ao menos 150 cidades brasileiras, de acordo com infográfico elaborado pelo G1. Mais de um milhão de manifestantes apenas em São Paulo, segundo a conta da Polícia Militar do Estado.
Os atos de manifestação pacífica, que pedem o impeachment da presidente, foram organizados de forma simultânea e tomaram conta das ruas do Distrito Federal e de outros 25 estados brasileiros. Em Brasília, milhares de pessoas se reuniram em frente à Esplanada dos Ministérios.
Em Minas Gerais, a PM a manifestação aconteceu na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, o protesto se concentrou na Orla de Copacabana e também reuniu milhares de manifestantes, segundo o portal Terra.
Na Bahia, os protestos ocorrem no Farol da Barra, em Salvador, desde o início do dia, com uma multidão vestida de verde e amarelo. O grupo seguiu sentido bairro de Ondina, gritando palavras de ordem contra a corrupção e contra o governo da presidente Dilma Rousseff.
Em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros da capital baiana, o movimento foi iniciado por volta das 15h, com concentração em frente à prefeitura, e seguiu pela Avenida Getúlio Vargas, de acordo com o site Acorda Cidade.
Assim como ocorreu nas outras manifestações pelo Brasil, os feirenses se vestiram com as cores da bandeira nacional e levaram cartazes escritos “Fora Dilma” e “Fora PT”. De acordo com o Bahia Notícias, moradores de Juazeiro, na região do Vale do São Francisco, também realizaram um protesto pacífico para pedir o impeachment da presidente da República. Boa parte das pessoas usaram camisas da seleção brasileira ou em tons verdes e amarelos.
Durante o percurso, os manifestantes interditaram a ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro à cidade de Petrolina (PE). Porém, após 30 minutos, o tráfego na ponte foi liberado. De acordo com os organizadores do manifesto, cerca de 900 pessoas estiveram presentes.
Brasileiros residentes em outros países também foram às ruas neste domingo para protestar contra a corrupção e o governo da presidenta Dilma Rousseff. Os protestos foram convocados pelo Facebook.
Em Londres, as pessoas enfrentaram o frio e a chuva para participar da manifestação, em frente à embaixada brasileira, no centro da capital britânica. Em Lisboa, manifestantes se reuniram num ato de protesto contra o governo brasileiro. Eles vestiram verde e amarelo, seguram bandeiras e até panelas.
Nos Estados Unidos, segundo a Agência Brasil, a manifestação dos brasileiros se concentrou em Nova York, Miami, Boston e Orlando. Eles cantaram o Hino Nacional e pediram o impeachment da presidenta Dilma.
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário