O Programa faz parte da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, e realiza ações voltadas para políticas de promoção de saúde para o público masculino. Os homens são consultados, orientados e se necessário medicados. O objetivo é estimular a prevenção, já que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.
Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas de saúde. Por meio dessa iniciativa, o governo federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.
O Programa coloca o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem. O país é o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional e Serrinha recebe destaque por ser o primeiro município da 12ª Diretoria Regional de Saúde – DIRES, órgão vinculado a Secretaria Estadual da Saúde – SESAB e que atende a 19 municípios, a oferecer os serviços no Centro Luis Eduardo Magalhães.
A Prefeitura de Serrinha, através da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, reforça as ações de implantação do Programa, ampliando o acesso dos homens ao serviço de saúde, reduzindo barreiras culturais e institucionais que afastam o público masculino das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com uma equipe composta por Médico, Enfermeiro e por Técnico de Enfermagem, a prevenção e promoção da saúde do homem vêm sendo intensificada, com horário diferenciado para atender as necessidades do homem, as segundas e quartas-feiras, das 17 às 21H, e agendamento específico com hora marcada no Centro de Saúde Luis Eduardo Magalhães. É necessário apresentar o RG. Os profissionais de saúde acreditam neste sistema para atrair, cada vez mais, os homens, que sentem vergonha de procurar uma UBS.
O homem que busca o Saúde do Homem pode ser atendido por Médico Cardiologista, Urologista, Nutricionista e Clínico Geral, além disso, os medicamentos necessários para o tratamento de possíveis doenças identificadas são disponibilizados gratuitamente.
Cerca de 70% da população masculina serrinhense é hipertensa, além disso, grande parte desse público abusa do álcool, não faz restrição alimentar, e só procura um médico quando o estado de saúde está em situação crítica. Após o Programa, vária experiência exitosa vem se manifestando, intensificando o objetivo de conscientiza-los de que o melhor tratamento ainda é a prevenção.
Como esta estatística abarca principalmente os homens da zona rural, por questões culturais e também de distância do centro da cidade, o programa que é pioneiro na região, vem alcançando significativos resultados, realizando consultas itinerantes em Povoados e Comunidades Rurais, o programa também está sendo é ampliado com a chegada de profissionais como cardiologistas e com a realização de ultrassonografias. Estas iniciativas são respostas à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública, melhorando sensivelmente a saúde masculina no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário