O Guinness World Records, instituição que mantém registro de recordes mundiais ao redor do mundo, confirmou, nesta quinta-feira (28), que o cearense João Marinho Neto é o homem mais velho do mundo, com a idade de 112 anos e 52 dias. O título vem após a morte do britânico John Tinniswood, que detinha a marca, mas faleceu nesta segunda-feira (25).
João Marinho Neto nasceu na cidade de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, no dia 5 de outubro de 1912. Ele vem de uma família de fazendeiros, que se mudou para a zona rural de Apuiarés, no interior do estado, quando ele era criança. Marinho tem sete filhos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
Em postagem da página oficial do Guinness nas redes sociais, Joo afirma que o segredo para a vida longa é “estar cercado de boas pessoas e manter por perto os amados”.
Um grupo de pesquisadores referência no monitoramento e mapeamento de super centenários ao redor do mundo, o LongeviQuest já havia informado, em abril deste ano, que João, à época com 111 anos de idade, havia se tornado o homem mais velho da América Latina, após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que tinha 114 anos.
“Ele mora lá e vive naturalmente bem, se alimenta bem, dorme bem, conversa, entende tudo, conhece todo mundo”, afirmou Marcos Vinícius, filho de João. Segundo ele, João tem ciência da marca que alcançou: “Ele comenta muito comigo, pergunta: “Tem outra pessoa que tem a idade que eu tenho?” Aí eu digo que não, não conheço”
Mesmo com o título de homem mais velho do mundo, João Marinho Neto não é a pessoa mais velha do Brasil. O título pertence à freira Inah Canabarro Lucas, com 116 anos e 173 dias, sendo a segunda pessoa viva mais velha do mundo, apenas 16 dias mais nova que Tomiko Itooka, japonesa e a pessoa mais velha do mundo.
Na verdade, de acordo com a própria LongeviQuest, João é apenas a oitavo pessoa mais velha do Brasil. À frente dele, estão sete mulheres, duas com 112 anos, três com 113, uma com 114 e Inah, com 116.
O segundo homem vivo mais velho do mundo também é brasileiro. Josino Levino Ferreira, com 111 anos e 239 dias, da Paraíba, é o segundo homem mais velho do Brasil e do Mundo. Além deles, o Top 10 de homens mais velhos do mundo conta com outros dois brasileiros: o paulista, Primo Olivieiri, e o carioca Francisco Ernesto Filho, ambos com 110 anos.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Arquivo Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário