O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Barrocas, Gerival Moreira, afirmou em contato com a Rádio Nossa Voz que protocolou denúncia junto ao Ministério Público Federal e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra supostas fraudes à cota de gênero nas eleições de 2024. Segundo ele, houve candidaturas femininas fictícias em partidos adversários, o que teria beneficiado a eleição de mais vereadores pelo grupo adversário.
Gerival defendeu a regularidade das candidaturas do PT, destacando que suas candidatas fizeram campanha com materiais como santinhos e adesivos, além de ações com carros de som e locutores. Ele defendeu uma candidata que obteve apenas 11 votos pela seu partido, pois segundo ele a candidata apresentou prestação de contas detalhada. Sobre os partidos adversários, Gerival afirmou: “Com duas mulheres eles só poderiam lançar seis homens. Com essa fraude elegeram mais.”
A denúncia está relacionada à Lei 9.504/97 e à Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral, que exigem o preenchimento mínimo de 30% das candidaturas de cada gênero. O processo deve ser julgado em breve, segundo Gerival. Ele mencionou casos semelhantes em outros municípios, como Estrela do Norte, onde a Justiça suspendeu diplomação de vereadores por fraude à cota de gênero.
A denúncia ganhou repercussão após matéria publicada no site Bahia Notícia, que apontou candidaturas em Barrocas sem campanha efetiva e votação nula ou inexpressiva, afirmando que os eleitos poderiam não ser diplomados. Gerival reforçou a legitimidade das ações do PT e afirmou que a decisão pode impactar significativamente a composição da Câmara Municipal.
@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário