Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Trens do Subúrbio finalizam operação após mais de 160 anos; VLT será implementado

 Trens do Subúrbio finalizam operação após mais de 160 anos; VLT será implementado
Foto: Elói Corrêa/GOV-BA

Neste sábado (13), às 19h30, o sistema de trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador realizou a sua última viagem após mais de 160 anos de existência.  O atual sistema, que interliga Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos os Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe, deixa de operar para dar lugar à implementação do Veículo Leve de Transporte (VLT). 

 

No último dia de funcionamento do sistema, a média de passageiros, que costuma atingir a máxima de 600 pessoas em um sábado, avançou a cerca de 1.217 passageiros na estação da Calçada. A informação foi repassada pela Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB) ao G1 Bahia. 

 

De acordo com o governo da Bahia, o novo modal a ser instalado irá beneficiar cerca de 600 mil soteropolitanos e mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso que vão ligar o Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho.

 

A fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

 

A proposta, no entanto, é alvo de uma série de questionamentos, tanto da população organizada quanto de especialista. Uma pesquisa que avalia a condição socioeconômica dos atuais usuários do sistema apontou que mais de 90% deles não poderá pagar a tarifa cheia do novo modal, que se igualará ao aplicado no metrô e no sistema de ônibus urbanos (reveja). Ao Bahia Notícias, o especialista em urbanismo, Carl von Hauenschild, avaliou a nova proposta escolhida para a região como “retrocesso” dos pontos de vista tecnológico,  urbanístico e de desenvolvimento econômico (reveja). 

 

A ferrovia começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil.

 

Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém, em maio de 2013, o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A região do Subúrbio, marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores, após a conclusão das obras do VLT, ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região.


Do Portal Bahia Notícias

Nenhum comentário: