O Presidente da Assessoria Regional Sindical (ARS) de Serrinha na Bahia, realizou visitas aos pequenos produtores e lavradores da zonas rurais de Serrinha e Lamarão com a missão de mapear os reservatórios de águas, conhecidos como “aguadas”, que se encontram com muita lama por conseqüência da longa estiagem que assolava Serrinha / Lamarão e toda a região e verificou que várias agudas encheram,mas estão com lama por falta de conservação.
Com a estiagem, 90% desses reservatórios estavam secos e com sua capacidade de reserva prejudicada com a grande quantidade de terra e lama que, levados pelas correntezas, vão se acumulando ao longo dos tempos dentro das cavidades.
Segundo os lavradores, as últimas manutenções na maioria das aguadas foram feitas há 15 anos. Sensível ao assunto, Miranda disse que faria uma matéria, de fundamental importância para uma região que não conta com total cobertura dos serviços da Embasa e sofre com época de estiagem que neste pedaço do Brasil é longo.
Noventa por cento das aguadas estão precisando de limpeza, pois mesmo cheias com águas das últimas chuvas continuam com muita lama .
As reservas em sua maioria têm a finalidade principal de atender as necessidades dos plantéis agrícolas e pecuários.
Um investimento maior na realização dos serviços de manutenção e limpeza das aguadas, priorizando as aguadas públicas vai melhorar a vida do homem e mulher do Campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário