O sistema público de saúde de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, enfrenta uma série de problemas que preocupam. A frota de ambulâncias e outros veículos indispensáveis para emergências e transporte de pacientes está em condições críticas.
Segundo fontes ligadas à prefeitura, o município começou o ano com apenas duas ambulâncias em operação na sede. As demais, incluindo uma UTI móvel doada pela mineradora Equinox Gold em 2021, estão paradas com problemas que se acumulam – no caso da UTI móvel, há mais de seis meses.
Pacientes que precisam viajar para Salvador em busca de exames e tratamentos relatam atrasos constantes e interrupções no trajeto, reflexo da falta de manutenção da frota, o que agrava a situação de quem já enfrenta dificuldades para acessar cuidados de saúde.
Outro problema que voltou à tona recentemente é a ausência de um gerador de energia no hospital municipal. Durante um apagão na última terça-feira (7), funcionários tiveram que improvisar com o equipamento da unidade avançada do Samu para manter os atendimentos. A solução improvisada evidenciou a carência de infraestrutura básica no hospital.
Esse problema poderia ter sido evitado. Em dezembro de 2023, o então vereador Deon destinou R$ 160 mil, por meio de uma emenda impositiva, para a compra de um gerador que atenderia às demandas do hospital. No entanto, o equipamento ainda não foi adquirido, mesmo com os recursos garantidos, deixando a unidade despreparada para esse tipo de emergência.
Outro ponto de preocupação é o atraso nos pagamentos de funcionários terceirizados, que já se arrasta há meses e também afeta servidores de outros setores. A falta de salários gera apreensão entre os trabalhadores.
Apesar da gravidade dos problemas, a prefeitura de Santaluz ainda não se manifestou sobre os atrasos salariais, a situação da frota ou a demora na compra do gerador. Enquanto isso, a população segue convivendo com a incerteza e enfrentando diariamente os reflexos de um sistema de saúde que luta para se manter funcionando.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário