O apagão que atingiu Santaluz e Valente, na região sisaleira da Bahia, na noite de terça-feira (7), deixou alguns moradores sem energia elétrica por quase sete horas. De acordo com a Coelba, a interrupção começou às 18h48, causada por um dano na rede elétrica em uma área de difícil acesso.
Segundo a empresa, as equipes de manutenção foram acionadas logo após o problema ser identificado. Por volta das 20h54, cerca de 70% dos consumidores já tinham o fornecimento de energia restabelecido, mas a normalização completa só aconteceu às 01h45 desta quarta-feira (8).
Em Santaluz, a falta de energia impactou diretamente os serviços essenciais. No hospital municipal, os profissionais precisaram improvisar para atender um paciente com problemas cardíacos. Sem um gerador próprio, a equipe médica utilizou o equipamento da unidade avançada do Samu para manter o atendimento até o retorno da energia. Mesmo com os esforços, o paciente não resistiu.
Essa situação trouxe de volta a discussão sobre a falta de estrutura no hospital. Em dezembro de 2023, o então vereador Deon destinou R$ 160 mil, por meio de uma emenda impositiva, exclusivamente para a compra de um gerador capaz de atender às necessidades da unidade. Apesar de o recurso estar garantido, a prefeitura ainda não comprou o equipamento.
A Coelba informou que segue monitorando a rede elétrica para garantir a confiabilidade do fornecimento na região, mas não deu detalhes sobre as causas do dano que provocou o apagão. Até o momento, a prefeitura de Santaluz não se manifestou sobre a ausência do gerador no hospital.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário