O prefeito de Barrocas, Almir de Maciel, esteve na Mineração Fazenda Brasileiro no dia 9 de janeiro, acompanhado pelo Secretário de Administração e Finanças, Dhemisson Queiroz e vereadores da base. Na oportunidade o prefeito pode conhecer de perto a operação da mineradora, que já opera no município há algumas décadas. O encontro foi agendado pela própria empresa, que convidou a equipe para discutir a continuidade de projetos em andamento e novas demandas para o município.
Segundo Dhemisson Queiroz, o objetivo da visita também foi aprofundar o conhecimento sobre o lado técnico da operação. “Conhecemos o processo de escavação, o manejo dos rejeitos, os trajetos realizados pela empresa e discutimos ações no lado social, como a doação de 200 quilos de alimentos para a Secretaria de Ação Social, além de ações em comunidades mais carentes,” afirmou o secretário.
Durante o encontro, a principal pauta foi a necessidade de uma mudança na estrada que dá acesso à área de operação da mineradora, devido à descoberta de uma nova área de ouro. “A estrada passa por uma área que será impactada pela exploração mineral. A mineradora se comprometeu a construir uma nova estrada, mais larga, com 10 metros de largura, sinalizada e organizada para garantir o melhor acesso à nossa população,” explicou o Prefeito José Almir.
O prefeito revelou à reportagem do Jornal A Nossa Voz que a necessidade da mudança, é devido a descoberta de ouro em uma área mais próxima à estrada que permitirá a exploração mineral por mais 10 a 15 anos. “A projeção de minério é alta, mas a escavação não será tão profunda como a que ocorre atualmente. O ouro foi encontrado em uma camada mais próxima da superfície, o que exige a mudança da estrada. A mineradora se comprometeu com a infraestrutura necessária para o acesso,” disse o prefeito.
No dia seguinte o prefeito encaminhou o projeto à Câmara Municipal, que através do presidente Evandro Mota, iniciou o processo. A mudança da estrada é fundamental para a continuidade da operação mineral e, consequentemente, para a geração de empregos e o repasse de impostos ao município, que já arrecada uma média de meio milhão de reais por mês com o CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais).
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira - Com informações do Sec. ADM Dhemisson Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário