A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementará uma nova regra nas competições de 2025, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, para coibir atrasos provocados por gandulas. A solução será o sistema multibolas, em que as bolas ficarão fixas em pontos estratégicos ao redor do campo, substituindo a prática atual de ficarem nas mãos de funcionários.
O departamento de competições da CBF identificou que atitudes de gandulas, como atrasar a reposição das bolas em situações vantajosas para o time da casa, são um problema recorrente. É comum que as bolas “desapareçam” do campo quando a equipe mandante está em vantagem no placar.
Por conta disso, a obrigatoriedade do sistema multibolas será incluída no Regulamento Geral de Competições de 2025. A regra será válida para todas as competições nacionais. A CBF ainda não definiu aspectos como o número de pontos de reposição e os locais específicos onde as bolas serão posicionadas. No entanto, as alternativas em análise incluem o uso de pratos ou cones para fixar as bolas em campo.
O sistema multibolas já é utilizado no Campeonato Paulista. No Estadual, as bolas ficam em 16 pontos, dispostas em cones, agilizando a reposição durante a partida e evitando atrasos provocados de forma proposital.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário