Almir de Maciel fala durante coletiva de imprensa no Gabinete da Prefeitura - Foto: Rubenilson Nogueira |
O prefeito de Barrocas, Almir de Maciel, anunciou em coletiva de imprensa na quinta-feira (02) um decreto de emergência para enfrentar a estiagem que tem causado grandes dificuldades no município. Segundo ele, a falta de água tem afetado especialmente os pequenos agricultores, que enfrentam altos custos para acessar caminhões-pipa. “Imaginem um pequeno agricultor que precisa pagar R$ 150 no caminhão-pipa para ter água”, lamentou.
Entre as ações previstas, Almir anunciou a limpeza do Açude Municipal, que, segundo ele, nunca foi desobstruído desde a sua construção há mais de 50 anos. Ele criticou a gestão anterior pela falta de iniciativas para lidar com a seca e determinou a realização imediata de um mutirão para a limpeza. “A gestão anterior foi inerte. Já falei com o Sinésio, e precisamos começar hoje mesmo, se necessário, trabalhando até mais tarde”, afirmou sobre a limpeza.
O prefeito destacou que a limpeza do açude é essencial para garantir o armazenamento de água quando as chuvas voltarem. Ele pediu paciência à população, especialmente porque o decreto de emergência limita a realização de festas, mas informou que o período será de apenas 60 dias para não comprometer o aniversário da cidade.
A iniciativa inclui o aumento do suporte com caminhões-pipa para atender as comunidades mais afetadas. “Estamos organizando toda a equipe para agilizar o trabalho e atender as pessoas que mais precisam”, completou Almir. Com o decreto em vigor, a gestão municipal espera conseguir apoio dos governos Estadual e Federal para minimizar os impactos da seca enquanto busca soluções estruturais para a crise hídrica no município.
@ Nossa Voz - Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário