O Bahia estava fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro até os 52 minutos do segundo tempo. Porém, o Tricolor baiano acabou sendo surpreendido com o gol de Caio Paulista no apagar das luzes e perdeu para o São Paulo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (29), na Arena Fonte Nova, pela 36ª rodada.
Com o resultado negativo, o time baiano segue abrindo o Z-4 ocupando o 17º lugar na tabela de classificação com 41 pontos, um a menos do que o Vasco, que está fora da degola em 16º. Com 50, o Tricolor paulista assumiu a nona colocação.
O Bahia volta ao gramado no próximo domingo (3), às 16h, para enfrentar o lanterna e já rebaixado América-MG, no Independência, pela 37ª rodada.
O JOGO
O Bahia começou o jogo pressionando o São Paulo no campo de ataque. No toque de bola pela direita, ela chegou em Biel, perto da meia-lua, que foi travado na hora do chute antes do relógio completar o primeiro minuto.
O São Paulo armou sua primeira jogada de ataque aos seis minutos e obrigou Marcos Felipe a operar um milagre. Na tabelinha, Juan devolveu de calcanhar para Michel Araújo que saiu de cara para o gol e finalizou de perna direita para a grande defesa do arqueiro do time baiano evitando que o placar fosse aberto.
O jogo foi paralisado pela arbitragem aos 12 minutos. Alguns dos refletores dos estádio estouraram e pedaços de vidros caíram no gramado. A bola voltou a rolar cerca de cinco minutos depois. Aos 19, Biel recebeu na grande área e finalizou, mas foi travado pela marcação e Rafael ficou com a bola.
O Tricolor baiano conseguiu equilibrar mais o jogo depois do São Paulo ter dominado as principais ações. No entanto, o time de Ceni esbarrava na marcação paulista nas escapadas para o ataque tocando a bola pelo lado direito e também imprimindo velocidade principalmente com Biel na esquerda.
A torcida do Bahia se assustou aos 38 minutos. Lançamento na grande área buscando Wellington Rato, Marcos Felipe e Luciano Juba ficaram na indecisão e a bola foi saindo pela linha de fundo. Três minutos depois, o time paulista chegou bem pela esquerda e Vitor Hugo cortou o cruzamento mandando para lateral. Aos 43, os visitantes armaram boa trama pela direita com Lucas e Wellington Rato. Mas o camisa 27 errou o cruzamento e mandou para fora.
O Bahia criou sua melhor oportunidade na partida aos 47 minutos. Contra-ataque em velocidade, Biel deu belo passe para Cauly, que tentou de cavadinha, mas mandou para fora.
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial.
A primeira iniciativa foi dos visitantes. Wellington Rato arrancou pelo meio e caiu na área. Mas o árbitro Bráulio da Silva Machado mandou o jogo seguir. O Bahia tentou responder aos quatro minutos. Cauly descolou o passe buscando Biel, mas a marcação bloqueou e afastou o perigo. Dois minutos depois, o time paulista tentou chegar, mas a defesa baiana conseguiu bloquear e tirou a bola da área.
O Tricolor baiano quase marcou com Everaldo aos 12 minutos. No minuto seguinte que entrou na partida no lugar de Yago Felipe, o centroavante quase chegou para completar a bola levantada por Cauly. O camisa 9 se esticou, mas não alcançou a pelota para estufar as redes. Os donos da casa tiveram outra oportunidade aos 18 em nova jogada de contra-ataque. A bola sobrou com Gilberto, que chutou de fora da área e Rafael encaixou. A resposta dos visitantes veio em seguida, Wellington Rato fez o pivô e rolou para Michel Araújo que soltou a bomba para fora.
Aos 22 minutos, o Bahia chegou bem pela direita. Thaciano recebeu de Everaldo e bateu firme para a defesa do goleiro da equipe paulista. Marcos Felipe fez duas grandes defesas aos 26. Na primeira ele tirou de soco, mas Alisson aproveitou o rebote e finalizou, mas o arqueiro impediu que o placar fosse aberto. A resposta do Bahia veio aos 28 em novo contra-ataque puxado por Cauly, que tocou para Biel. O camisa 10 recebeu com liberdade, invadiu a área, mas demorou muito para finalizar e foi travado pelo zagueiro Arboleda.
Beraldo recebeu o cartão amarelo por parar Ademir com falta na entrada da área pelo lado esquerdo aos 35 minutos. O atacante do Tricolor baiano caiu com a mão no ombro. Com muitas dores, ele saiu para ser atendido.
Ademir puxou o ataque aos 40 minutos. Na entrada da área ele acabou sendo desarmado, mas conseguiu se recuperar e dominar a bola novamente. O camisa 7 bateu para o gol, mas mandou para fora.
O jogo estava em 49 minutos e as duas equipes continuavam buscando o ataque. O Tricolor baiano chegou bem com Ratão recebendo lançamento, mas foi bloqueado por Arboleda. Enquanto a chance dos paulistas foi com David, que acabou desarmado na área. Aos 51, Luciano recebeu a bola e finalizou para o gol, mas Marcos Felipe fez grande defesa.
O Bahia ainda tentou com Acevedo aos 54 minutos. O uruguaio recebeu dentro da área e bateu de canhota, mas a bola desviou no caminho e quase entrou no ângulo da meta paulista.
Cartões amarelos: Yago Felipe, Kanu, Rafael Ratão, Mugni (Bahia) / Beraldo, Talles Costa (São Paulo)
Gol: Caio Paulista (São Paulo)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Luciano Juba (Cándido); Rezende, Acevedo, Yago Felipe (Everaldo), Thaciano (Mugni) e Cauly (Rafael Ratão); Biel (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
São Paulo: Rafael; Rafinha, Beraldo, Arboleda e Welington (Caio Paulista); Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo (David) e Wellington Rato (Nathan Mendes); Lucas (Luciano) e Juan (Talles Costa). Técnico: Dorival Júnior.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário