As ações para abastecimento de água dos municípios de Queimadas e Santaluz estão avançando. Nessa semana, as intervenções para aumentar o nível da Barragem da Leste deram resultados: o volume de água que estava praticamente zerado subiu para três metros, suficiente para manutenção do abastecimento de água até que fique pronta a nova captação. Segundo a Embasa, esse resultado foi possível com a liberação de 800 mil metros cúbicos de água da Barragem de Ponto Novo. As condições para represar a água se deram com a retirada de barramentos clandestinos e bombas de médio porte instaladas irregularmente ao longo do Rio Itapicuru.
Nível da Barragem da Leste no dia 16 de fevereiro, em condições satisfatórias para captação de água após intervenções.
Paralelo a essa ação, a Embasa já concluiu a limpeza e recuperação do canal que vai levar água da Barragem do Rio Jacurici (distrito de Camandaroba, em Itiúba) até o Rio Itapicuru.
Essa água vai ser represada na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde será implantada uma nova estrutura de captação e uma adutora que vai transportar a água para a Estação de Tratamento de Queimadas e, posteriormente, será distribuída aos dois municípios.
Os investimentos são da ordem de R$ 3,3 milhões e de um total de 9,5 quilômetros de adutora, 5,3 já foram implantados. De acordo com a Embasa, o próximo passo será a implantação da estrutura de captação flutuante. As intervenções também prevêem obras de desassoreamento da Barragem da Leste.
Nível da Barragem da Leste no dia 14 de fevereiro, antes das intervenções.
Em uma audiência pública realizada na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Queimadas, com representantes dos dois municípios atendidos, o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, detalhou as ações que estão sendo realizadas. “Contamos com os moradores dos dois municípios para que intensifiquem os hábitos de consumo racional e usem a água apenas para fins essenciais. Com a união de esforços entre Embasa, poder público e população, conseguiremos passar por esse momento de dificuldade”, enfatizou o gerente.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário