![]() |
Entre os elementos que fundamentaram a decisão a votação inexpressiva de candidatas, com apenas 3 a 11 votos cada - Foto: Divulgação |
A Justiça Eleitoral cassou os registros de todos os candidatos a vereador do Partido Republicanos no município de Santo Estêvão, incluindo os dois eleitos em 2024, por suposta fraude à cota de gênero. A decisão foi tomada após a comprovação de que o partido registrou candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir a exigência legal de 30%. As informações são do Jornal A Tarde.
Os vereadores Drº Uallen e Sérgio da APLB perderam os mandatos, e as quatro mulheres apontadas como candidatas fictícias foram declaradas inelegíveis por oito anos. A decisão também determina a retotalização dos votos e redistribuição das vagas no Legislativo Municipal.
Segundo a matéria do A Tardem, entre as provas da fraude estão a votação inexpressiva das candidatas, prestação de contas padronizada e ausência de campanha própria. Apesar da cassação dos mandatos, os vereadores eleitos não foram declarados inelegíveis, pois não há indícios de participação direta na irregularidade. A decisão cabe recurso.
@ Nossa Voz - Com informações do A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário