sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rapidinhas: João Henrique procura o PRB; aprovação de Dilma desaba no DF

No Distrito Federal (DF), a presidente Dilma Rousseff cai nas pesquisas. Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador, João Henrique, sinaliza saída do PP. Leia tudo isso e mais nas Rapidinhas de hoje.

Dilma em queda livre
A aprovação do governo Dilma Rousseff, entre os moradores do Distrito Federal, despencou 9,7 pontos percentuais, caindo de 53,3% para 43,6%, enquanto a desaprovação cresceu  13,3 pontos, passando de 20,1% em março para 33,4% em junho deste ano. É o que aponta pesquisa do instituto O&P Brasil, que entrevistou mil eleitores entre os dias 6 e 10 deste mês. A margem de erro é de 3,1% e o grau de confiança, 95%.

Marina avança
A O&P Brasil mostra que, no Distrito Federal, Dilma caiu na intenção de votos para presidente, de 44,2% para 33%, e Marina Silva se próxima: 27,9%.

Outros nomes
No DF, Aécio Neves está em terceiro lugar, com 17% das intenções de voto, e Eduardo Campos (PSB) em quarto, com modestíssimos 4,3%.

Desce do salto

Até o PCdoB aprecia a queda de Dilma nas pesquisas. Espera que a madame troque os saltos altíssimos pelas sandálias da humildade.


César pede autonomia
O ministro César Borges (Transportes) pediu à presidenta Dilma que lhe confira o poder de exonerar subordinados, aceitando inclusive que o Planalto escolha os novos ocupantes dos cargos. O ministro alegou que, sem essa prerrogativa, perde o respeito de subordinados. É o caso do general Jorge Fraxe, diretor-geral do DNIT, que se acha protegido de Dilma e o desrespeita, faltando a reuniões sem dar qualquer satisfação. Segundo correligionários de César Borges no PR, Dilma deve acatar o pedido, o que já surte efeito na produtividade do ministério.

Digitais

Dos três mais agressivos membros da gurizada baderneira de São Paulo, detidos quarta-feira, dois são militantes do PSTU e um do PT.

João Henrique procura o PRB

Ventilada como especulação, a aproximação do ex-prefeito de Salvador João Henrique com o PRB foi confirmada nessa quarta-feira (12/6) pelo deputado estadual e presidente municipal da sigla, Sidelvan Nóbrega. De acordo com o parlamentar, o ex-chefe do Executivo procurou o partido para uma sondagem, assim como o fez com outras legendas. “Houve sim uma conversa. Ele procurou o PRB assim como procurou outros partidos. Se ele quiser ser candidato a deputado federal, podemos dar a legenda”, avaliou Nóbrega.

Vice de Aécio do Nordeste

A informação de que o DEM está a caminho de bater o martelo em prol do apoio ao tucano Aécio Neves no que diz respeito à sucessão presidencial, mas para isso o candidato a vice-presidente teria que ser do Nordeste, não foi negada pelo diretório estadual da sigla, muito menos que o nome do ex-governador Paulo Souto ao lado de José Agripino (RN) seria a grande aposta. De acordo com o presidente do DEM na Bahia, deputado estadual, Paulo Azi, o pedido de ter um candidato do Nordeste nas eleições presidenciais não pode ser encarado como uma exigência, mas sim como uma constatação de chapa equilibrada.

Desafio de Neto
O prefeito ACM Neto (DEM) enfrenta o seu maior desafio (desde o começo do governo) com a greve dos servidores municipais. Ontem, ele lamentou a postura de alguns sindicalistas que estariam incentivando a violência e impedindo a maioria dos servidores de cumprir com as suas obrigações. “Eles, os sindicalistas, já tiveram tempo mais do que suficiente para o discurso político. O momento agora é de ter responsabilidade e não causar prejuízos para a população de Salvador”. ACM Neto disse, ainda, que a Prefeitura não vai tolerar a intimidação e a provocação de danos à cidade.

Terceirizados O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) anunciou ontem em discurso na Câmara que vai votar favoravelmente ao substitutivo do relator e colega baiano Arthur Maia (PMDB) ao projeto de lei que dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e relações de trabalho dele decorrentes, previsto para ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, da qual faz parte, no próximo dia 9 de julho.

Sonho que persiste
Em vias de estrelar um programa de rádio na Bahia, fato que deve marcar seu retorno à mídia “pela parte de dentro”, como costuma comentar com amigos, o ex-prefeito João Henrique (PP) lamentou junto a correligionários políticos que tenham “esquecido” de incluir seu nome na pesquisa encomendada por deputados estaduais de oposição à Farani Consultoria e Pesquisa sobre intenções de voto ao governo do Estado em 2014.

OtimismoUm aliado do ex-prefeito contou que ele teria tido acesso a uma sondagem na qual, quando substitui ACM Neto (DEM) na cédula, assume o primeiro lugar no levantamento. Quando os dois nomes aparecem no mesmo cenário, o democrata registraria significativa queda nos percentuais apresentados na pesquisa dos oposicionistas, sendo seguido diretamente por João Henrique com uma diferença de menos de 10 pontos percentuais, se for levada em conta a margem de erro do levantamento, acrescentou a mesma fonte.

UniversidadesO deputado federal Afonso Florence (PT) parabenizou ontem a presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner pelas universidades federais do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul (Ufesba) e chamou a atenção para a necessidade de suprir a carência de instituições de ensino superior em outras regiões do estado. “Convoco todo o povo baiano para a mobilização pela criação de mais universidades federais para a Bahia. Quero convocar para a mobilização pela conquista da Universidade Federal da Chapada Diamantina”, afirmou Florence, que também é autor da proposta de criação da Universidade Federal do semiárido baiano.

Do Portal Interior da Bahias, com informações de Cláudio Humberto e Raio Laser /Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário