Após dois anos de mandato, a promessa do presidente Lula de concluir a duplicação da BR-116 até Serrinha permanece sem avanço significativo. Enquanto o trecho entre Feira de Santana e Santa Bárbara recebeu 40,3 quilômetros de duplicação durante o governo Bolsonaro, a extensão até Serrinha ainda não saiu do papel.
O novo trecho, de 53,2 quilômetros, compreende Santa Bárbara, Serrinha e se estende até Teofilândia. Essa fase da obra foi autorizada em parceria com o governador Jerônimo Rodrigues e tem como objetivo modernizar uma das mais importantes rotas do Nordeste. Serrinha, por sua posição estratégica como o segundo maior entroncamento rodoviário da região, conecta a Região do Sisal, Pernambuco, Sergipe, Alagoinhas e Salvador, o que reforça a necessidade da duplicação.
A duplicação da BR-116, parte da rodovia Rio-Bahia, foi iniciada no governo Bolsonaro, sob a liderança do então ministro Tarcísio de Freitas, com serviços de terraplenagem e instalação de bueiros. Em Serrinha, um canteiro de obras chegou a ser montado, gerando empregos e expectativas, mas as atividades foram paralisadas no fim daquele governo, com o canteiro desativado.
Em uma visita de Lula a Feira de Santana, o Ministério dos Transportes anunciou uma nova Ordem de Serviço para a retomada das obras, mas até o momento, o projeto não avançou. A população de Serrinha e região espera com ansiedade a continuidade da duplicação, que é vista como uma oportunidade de desenvolvimento e melhoria na infraestrutura regional. Enquanto isso, os acidentes continuam frequentes, tirando vidas e reforçando a urgência da conclusão da obra.
Do Portal Ailton Pimentel/BR-116 – Foto: AP
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