Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Absorvente biodegradável desenvolvido por estudantes de Araci usa folhas de amoreira para aliviar cólicas menstruais

Absorventes feitos com folhas de amoreira prometem aliviar cólicas e ainda são biodegradáveis | Foto: arquivo pessoal

As dores menstruais afetam grande parte da população feminina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), cerca de 70% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com cólicas menstruais, que variam de leves a severas. Pensando em aliviar esse desconforto, as estudantes Jaqueline Souza e Maria Isabella Santana, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Araci, na região sisaleira da Bahia, desenvolveram absorventes biodegradáveis à base de folhas de amoreira. O projeto conta com a orientação da professora Pachiele Cabral e tem o apoio da Secretaria de Educação do Estado.

A iniciativa surgiu a partir da observação das dificuldades enfrentadas pelas mulheres ao redor das estudantes. “A ideia surgiu quando percebemos que muitas mulheres enfrentam alergias, cólicas ou sofrem com a falta de libido. Após algumas pesquisas, descobrimos que as folhas de amoreira contêm substâncias que podem ajudar a solucionar esses problemas”, explica Maria Isabella.

No laboratório da escola, as estudantes analisaram as folhas e identificaram componentes que podem reduzir as dores menstruais e aumentar a libido. A partir disso, elas produziram um bioplástico, utilizado na fabricação dos absorventes. “Foram realizados testes de absorção, triagem fitoquímica, meio de cultura, decomposição e pH, e buscamos produzir absorventes que pareçam com os convencionais, porém que ofereçam conforto para as usuárias”, conta Jaqueline.

Além de promover alívio durante o ciclo menstrual, o absorvente é de baixo custo, contribuindo no combate à pobreza menstrual. “(Já) em termos de sustentabilidade, nosso absorvente biodegradável se decompõe mais rapidamente do que os produtos sintéticos tradicionais, o que reduz a quantidade de resíduos sólidos e minimiza o impacto ambiental a longo prazo”, completa Maria Isabella.

Notícias de Santaluz

Nenhum comentário: