Das 26 capitais brasileiras, 15 não possuem nenhum vereador com menos de 30 anos, segundo levantamento da ONG Girl Up Brasil divulgado neste mês.
As câmaras municipais são ocupadas somente por 2% de vereadores jovens.
A pesquisa analisou que, dos 821 vereadores eleitos em todas as cidades brasileiras, somente 17 têm até 30 anos.
São Paulo é um dos municípios com representatividade juvenil. Já o Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Curitiba e Campo Grande estão entre as cidades sem nenhum parlamentar nessa faixa etária.
Cota para 30-
A desigualdade etária nas casas legislativas nacionais, motivou a ONG a lançar o projeto Juventude Eleita para tentar a aprovação do Projeto Lei 7.292.
O objetivo é ter uma cota de 10% das candidaturas para pessoas com menos de 30 anos.
“A cota juvenil, por proporcionar condições mais igualitárias em relação às demais candidaturas, será um estímulo para mais jovens participarem dos processos eleitorais”, analisa Daniela Costa, gerente de redes e advocacy da Girl Up Brasil.
A organização faz parte de uma coalizão com outros atores da sociedade civil que pressionam a aprovação desse projeto, que tramita desde 2006.
Baixa representatividade feminina
A desproporção aumenta ainda mais quando há um recorte por gênero: menos de 1% das vagas de vereadores são ocupadas por mulheres jovens.
“Em um sistema eleitoral adultocêntrico e excludente, eleição após eleição, poucos jovens são eleitos. Sem intervenções concretas e pontuais, a tendência é a manutenção ou piora desse quadro, que é ainda mais grave para as juventudes negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, e para as meninas”, diz Daniela Costa.
O Brasil tem 45 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos – representa 22% da população – e apenas uma prefeitura foi ocupada por uma pessoa jovem.
João Campos (PSD) foi eleito em 2020 como prefeito de Recife e, na época, tinha 27 anos.
Veja as cidades que têm vereadores jovens no legislativo municipal:
São Paulo, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Maceió (AL), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI).
Do Portal NS/Por g1 SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário