quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Após fortes chuvas, nível do Guaíba sobe e autoridades gaúchas começam a se preocupar com novas enchentes

Após chuvas fortes voltarem a atingir Porto Alegre e outras regiões do Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (1), o nível do Rio Guaíba, principal corpo de água que corre pela capital gaúcha, aumentou em cerca de 50 cm, fazendo com que autoridades comecem a observar com mais afinco a situação.

 

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul (DC-RS), não há alerta de inundação ativo, mesmo assim, o órgão enviou equipes para a área a fim de monitorar a situação.

 

Segundo o portal de notícias gaúcho Zero Hora, nenhum cidadão precisou ser retirado de sua casa, embora haja acúmulo de água em ruas próximas ao rio, causadas por um forte vento que passou pela região.

 

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), a altura da água do Guaíba chegou a 2,72 m na manhã desta quarta-feria (2). Antes da chuva, o nível do rio era de 2,25 m.

 

A régua de medição utilizada pelas autoridades afirma que a cota de alerta está na casa dos 3,15 m, enquanto a de inundação é de 3,60 m. Em relação ao mês de outubro, a alta já chega a 97 centímetros.

As enchentes do Rio Grande do Sul de Abril e Maio de 2024 deixaram 183 mortos, mais de 800 feridos e milhões de pessoas foras de suas casas após chuvas excessivas assolarem o estado. À época, o Rio Guaíba atingiu uma marca de 5,37 metros.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Isac Nóbrega/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário