sábado, 10 de agosto de 2024

Modelo de avião que caiu em Vinhedo já teve outros 65 acidentes

Nesta sexta-feira (9), um avião do modelo ATR 72-500 caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Ao todo, 58 passageiros e 4 tripulantes, que embarcaram no voo em Cascavel, no Oeste do Paraná, estavam na aeronave.

A princípio, modelos da aeronave ATR 72 começaram a ser produzidos em 1988 pela fabricante Avions de Transport Régional (ATR). Contudo, o modelo exato do avião que caiu em Vinhedo, o ATR 72-500 (também conhecido como ATR 72-212A), começou a ser utilizado em janeiro de 1997.

De acordo com a Aviation Safety Network, entidade responsável por monitorar a segurança de diversos modelos de aeronaves, aviões ATR 72 já se envolveram em 66 acidentes desde 1994. Ao todo, 532 pessoas morreram nesses casos.

Modelo do avião que caiu em Vinhedo já teve acidentes no Brasil

Além disso, o modelo do avião já passou por outros acidentes no Brasil antes de cair em Vinhedo. Em janeiro de 2016, uma aeronave igual a do caso recente foi danificada perto do aeroporto de Rondonópolis, no Mato Grosso. Na ocasião, o avião bateu contra uma cerca de arame farpado. Entretanto, nenhum dos 58 ocupantes do avião morreu.

Por fim, em fevereiro de 2012, uma turbina de um avião do mesmo modelo colapsou após pousar no aeroporto de Altamira, em Palmas. A aeronave estava com 51 pessoas, mas nenhuma morreu.

Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Ilustração/Deutsche Privatjet


Nenhum comentário:

Postar um comentário