terça-feira, 11 de abril de 2023

Equinox Gold realiza mais um curso de Fabricação de Ovos de Páscoa em Santaluz

A 3ª edição do Projeto Páscoa Luz, que tem a proposta aquecer a economia local, com ampliação da capacitação e da renda, aconteceu no final de março, com 40 participantes   

O desenvolvimento regional é constantemente valorizado no contexto das iniciativas de investimento social da Mineração Santa Luz, uma das unidades da Equinox Gold no interior da Bahia. Um exemplo disso é o Projeto Capacitar, orientado para o aprimoramento de habilidades, qualificação e treinamentos das comunidades, a fim de ampliar a geração de renda e a diversificação profissional nas localidades. Uma das iniciativas de sucesso que nasceu dessa proposta é o Projeto Páscoa Luz. Em sua terceira edição, ele tem o intuito de fortalecer e aquecer a economia do município de Santaluz, por meio do workshop gratuito de Fabricação de Ovos de Páscoa, realizado em parceria com o Senai e com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Neste ano, o curso aconteceu entre 21 e 24 de março e contou com duas turmas, contemplando um público de 40 pessoas – o dobro de participantes do ano passado – em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Mineração Santa Luz, Míriam Oliveira, o Páscoa Luz tem grande relevância para o município. “É uma forma de dar espaço para novos negócios, além de incentivar e gerar renda familiar”, destaca. Ao final dos cursos, foi entregue o certificado do Senai e um kit do aluno, contendo itens para a fabricação de ovos de Páscoa. O evento contou com a presença de representantes do poder público local, entre eles o prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa.

A professora Natividade Carneiro de Oliveira Santos ficou muito feliz com a oportunidade de participar do projeto Páscoa Luz, principalmente porque, além de aprender, também acompanhou três de suas alunas da Associação de Pais e Amigos Excepcionais do município (Apae - Santaluz), que são deficientes auditivas, durante as aulas. “Nós quatro gostamos muito, além de ter sido um momento inclusivo. É uma experiência que pretendemos aperfeiçoar com novas oficinas, futuramente, e também vender os ovos e chocolates. Esse tipo de iniciativa é importante para o município, pois abre portas para ser uma fonte de renda para quem está desempregado, por exemplo. E, para a APAE, trouxemos alegrias e participação”, comenta.

Qualificação

O Projeto Capacitar tem o objetivo de oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores das comunidades em que a Equinox Gold atua, funcionários e terceirizados da empresa que residem nas áreas de sua influência. É executado em parceria com entidades diversas, a exemplo do Senai, e conta também com o apoio do poder público e das instituições locais. São promovidos inúmeros cursos, para homens e mulheres, de diferentes faixas etárias. Todos os programas são estruturados por meio de atividades que mesclam teoria e prática. O foco é a promoção do desenvolvimento de competências para que os participantes se tornem profissionais capazes de desempenhar suas funções com qualidade e autonomia.

Sobre a Mineração Santa Luz

A Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM) está localizada no município de Santaluz, no interior da Bahia. Ela é a segunda unidade do Grupo Equinox Gold no estado e iniciou a produção em abril de 2022, após um período de nove meses de construção da planta. Com lavra em mina a céu aberto, produziu, aproximadamente, 37,6 mil onças de ouro em 2022, com projeção para atingir 70 mil onças em 2023. Ao longo do ano passado, ainda em operação parcial, a Mineração Santa Luz já contribuiu significativamente com a arrecadação municipal, com a soma de R$ 4,4 milhões recolhidos em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). 

Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. Em solo brasileiro, são quatro plantas nos estados da Bahia (duas), Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a Equinox Gold totalizou uma produção global de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário