segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Escândalo financeiro: o que pode acontecer com o Manchester City?

Acusado de violar as regras financeiras da Premier League, mais de 100 vezes ao longo dos últimos nove anos, entre 2009 e 2018, o Manchester City poderá sofrer sanções que podem ir de perda de pontos até a expulsão da liga.

O caso será encaminhado para uma comissão independente da liga inglesa, que vai investigar as possíveis violações. A investigação durou quatro anos.

De acordo com as regras da Premier League, as punições previstas são de perda de pontos, suspensão de jogos pelo tempo que a comissão achar necessário, recomendação de que uma partida seja jogada novamente ou até mesmo expulsão da liga, algo que nunca aconteceu na história.

O texto diz ainda que pode pagar o que se deve, cancelar o registro de jogadores ou qualquer outra pena que a comissão considere apropriada. O entendimento é que se o Manchester City for culpado, não há possibilidade de os títulos serem revistos. Entre 2009 e 2018, o City conquistou seis das oito taças do Campeonato Inglês.

Esse caso é considerado mais grave do que o da Juventus, que já perdeu pontos no Italiano e pode perder ainda mais. Isso colocaria o clube na lanterna do campeonato.

As regras da Premier League não dão direito ao City de apelar ao CAS, diferentemente do que aconteceu quando o clube seria punido pela Uefa.

Em nota, o clube se diz surpreso pela acusação, diz que colaborou com as investigações e diz que lhe agrada o fato de que tudo será julgado por uma comissão independente e imparcial.

O processo começou depois da denúncia do jornal alemão Der Spiegel, que publicou documentos vazados em novembro de 2018, mostrando que o City havia inflado o valor de um contrato de patrocínio, enganando o órgão de governo do futebol europeu.

Relatos ao jornal alemão dizem que o City, que sempre negou as irregularidades, enganou deliberadamente a Uefa para que ele pudesse cumprir as regras financeiras do fair play, sem ser punido pelo alto valor investido no futebol.

Do Portal Galáticos Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário