quinta-feira, 27 de outubro de 2022

A exemplo de Conmebol e CBF, FBF exigirá clubes do Baianão a montarem time feminino

A exemplo de Conmebol e CBF, FBF exigirá clubes do Baianão a montarem time feminino
Foto: Hilton Oliveira / EC Jacuipense

Seguindo exemplos da Conmebol e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) vai exigir que os clubes participantes da Série A do Baianão masculino montem times femininos a partir de 2024. O presidente Ricardo Lima optou por antecipar a medida para que seus filiados já estejam prontos quando a questão se tornar obrigatória nacionalmente.

 

"Precisamos estar sempre evoluindo e isso é uma crescente. Com a entrada de mais uma série, que no caso é a C do futebol feminino, existe a necessidade para que a gente possa aprimorar nossas séries estaduais. Hoje existe uma regulamentação da Conmebol para que os clubes que participem das competições sul-americanas. Com certeza isso irá acontecer no cenário nacional. A gente só vai estar antecipando para que quando o procedimento aconteça a Federação já esteja pronta e seus filiados também", declarou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O Baianão de 2023 será disputado por Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Itabuna, Jacobinense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória. Destes, apenas a dupla Ba-Vi, o Doce Mel e o Jacuipense disputaram a competição feminina deste ano, que ainda está em andamento. A decisão do título será entre o Tricolor e a equipe de Ipiaú, que se enfrentarão em dois jogos, cujas datas ainda serão definidas pela FBF. Ricardo Lima justificou a medida de 2024 citando o crescimento da modalidade e exemplificou com a decisão do Brasileiro entre Corinthians e Internacional que contou com 41.070 torcedores nas arquibancadas da Neo Química Arena, no último 24 de setembro.

 

"É algo que todos vem fazendo, é uma bandeira que precisa ser levantada, é uma modalidade que está em pleno aquecimento e crescimento. Vimos finais de campeonato feminino com 40 mil pessoas. Então, não tem por quê ser diferente, sem contar que a competição feminina é totalmente arcada pela FBF. Estou pedindo só um pouquinho de planejamento e engajamento da parte deles e que a gente possa seguir o que há de mais moderno e projetos para o futebol feminino", completou.

 

O Baianão masculino de 2023 está marcado para começar no dia 10 de janeiro. A competição seguirá a mesma fórmula dos anos anteriores, onde a primeira fase será disputada em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores classificados avançam para a semifinal onde se enfrentarão em partidas de ida e volta, previstas para os dias 12 e 19 de março, assim como a final, programada para 2 e 9 de abril.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra / Ulisses Gama / Leandro Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário