quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Morre aos 62 anos ex-jogador coiteense Edmilson Leite

Foi sepultado no início da tarde desta quarta-feira, 21, no Cemitério Recanto da Saudade (cemitério novo) o corpo do ex-jogador de futebol amador Edmilson Leite. Ele que de maneira precoce sofria do mal de Alzheimer vivia em lar de acolhimento de idosos na cidade de Serrinha passou mal na terça e foi levado para o hospital municipal onde faleceu por volta das 18h30.

Micaelly uma das três filhas de Edmilson disse ao Calila Notícias que tão logo ele deu entrada no hospital foi informada pela coordenação do lar dos idosos e foi para o hospital para acompanhá-lo, tendo a oportunidade de encontrá-lo com vida, teria lhe reconhecido, ” o estado de saúde dele não parecia que levaria a óbito, mas seu quadro se agravou e ele não resistiu”, lamentou a filha.

Edmílson no futebol

Foi um dos grandes jogadores de futebol amador de Coité e região, tendo atuado inclusive pela seleção coiteense. Dois ex-atletas que jogaram ao seu lado estiveram na despedida do amigo, Raimundo Boaventura e Gilson Oliveira (He-man).

He-man e Raimundo Chocolate

Raimundo Chocolate como era conhecido disse que a parceria teve início em 1980 quando jogaram junto na Sociedade dos Jovens Coiteenses (SAJEC) depois passaram por outras equipes, convocados pela seleção local e o sucesso da dupla atraia a atenção de times amadores de outras cidades para disputa de campeonatos em Santaluz, Jacobina, entre outras. Ambos chegaram a fazer teste no Bahia de Feira que disputava a segunda divisão do Campeonato Baiano, passaram no teste, mas não chegaram a um acordo contratual.

Raimundo lembrou que no início do ano, antes da pandemia foi realizado um jogo beneficente para ajudar Edmilson.

Seleção coiteense do início da década de 1980. Nesta foto já não está mais por aqui além de Edmilson; Chopinho (primeiro jogador em pé a esquerda da foto e Manoelito, penúltimo de pé. | Foto: Silvestre Sampaio (Vestinho) também falecido, pai de Raimundo Mascarenhas

He-Man lamentou também a morte de “Missa” como chamava e lembra que embora mais jovem fazia parte da seleção coiteense dos anos 1986-87 que tinha Edmilson no elenco. Gilson que tinha o apelido He-man não revelou o segredo, mas contou que sempre que Edmilson o encontrava dizia “Puxa espada He-man!”.

Além de Chocolate e He-man enquanto aconteia o velório o CN registrou a presença dos ex-atletas: Carlinho goleiro, Barrãozinho, Bequinho, Dema, Rau, Dindo, Silvério, radialista Nilton Feliz, entre outros. Carlinhos, Raimundo e Bequinho estão na foto acima.

Edmilson da Brahma 

Após deixar o futebol Edmilson se destacou como representante da cervejaria Brahma de maneira que passou a ser chamado Edmilson da Brahma, saiu da empresa e teve como último emprego de carteira assinada a função de motorista de caminhão coletor da Prefeitura Municipal de Coité, após isso começou apresentar problemas de saúde, teve depressão e posteriormente foi diagnosticado com mal de Alzheimer, algo muito comum em pessoas com idade superior a 65 anos, ele apresentou quando tinha aproximadamente 55 anos.

Do Portal Calila Notícias


Um comentário:

  1. O conheci muito naquele tempo. Cheguei a entrevistá-lo quando eu era repórter da antiga Difusora. Jogador bem técnico, aplicado. Meus votos de pesar aos familiares e demais amigos!!!

    ResponderExcluir