quarta-feira, 24 de abril de 2019

Mulher é presa em Serrinha (BA) fazendo espetinho de carne de cachorro. Verdade ou mentira?

Nas últimas semanas, nas redes sociais, circulam imagens chocantes de uma mulher que teria sido presa no município de Serrinha fazendo espetinho de carne de cachorro. 

Segundo a suposta mensagem que circula junto com as imagens, ela seria a maior fornecedora de espetinho para Serrinha e região. As imagens trazem cachorros sendo mortos, desossados e cortados para espetinho de carne e dizem que a Polícia Militar já teria prendido a acusada.

Diz a mensagem: 

"Mulher presa na Cidade de Serrinha (BA) fazendo espetinho de carne de cachorro, é a maior fornecedora de espetinho para a cidade de Serrinha (BA) e região.

A farsa foi descoberta depois de denúncias anônimas, os vizinhos começaram a sentir falta dos animais, os sumiços foram trazendo desconfianças, foi quando ouviram alguns grunhidos dos animais na hora do abate, foi chamado a polícia local e feito a prisão em flagrante."

O curioso dessa “notícia” é que faltam dados importantes a respeito do assunto tratado como, por exemplo, o nome da mulher e o do delegado que estaria cuidando do caso.

Além disso, o caso da comerciante teria ocorrido em várias cidades do Brasil. Em uma página chamada “Notícias no Face RJ“, por exemplo, a mulher teria sido presa em Seropédica e era a maior fornecedora de churrasquinho da região, veja imagens abaixo:



Por tanto, essa "notícia" não passa de mais um Fake News, ou seja, uma notícia mentirosa/falsa. Evite notícias falsas na redes sociais. Pesquise antes e opte por veículos de comunicação de responsabilidade.

Sobre as as fotos

Segundo o site É FarsaAs imagens usadas para espalhar essa fake news sequer são daqui do Brasil! Alguém juntou algumas fotos de notícias diferentes para criar esse boato digital.
A fotografia mostrando vários cachorros brancos pendurados pelo focinho é de 2013, tirada no Vietnã.
Já a foto de uma grande quantidade de carne espalhada sobre um plástico azul no chão já era antiga em 2017, quando um boato circulou na Índia. Na ocasião, o que se espalhou era que uma grande rede de restaurantes estaria vendendo carne de cachorro na cidade indiana de Hyderabad.

A foto de um cachorro pendurado pelo pescoço e com o corpo sem o pêlo circula pela web desde 2015 e não tem nenhuma relação com o Brasil. A polícia investigava se essas imagens teriam surgido em Singapura.
Do Portal Ailton Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário