quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O curioso destino de Rita Quebra-Cama, primeiro livro do jornalista Ricardo Ishmael, será lançado na FLICA 2017

Expectativa. É o que define, nesse momento, o jornalista e escritor Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã da Rede Bahia de Televisão, e autor do recém-lançado O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos. O livro de contos no sertão nordestino será lançado, também, na FLICA 2017 – a Festa Literária Internacional de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, entre os dias 5 e 8 de outubro. 

Ricardo Ishmael, que vem participando de várias ações de lançamento no interior do estado e em Salvador, comentou o convite feito pela Curadoria da festa literária “mais charmosa” do Brasil. Segundo ele, “a Flica representa um marco, um divisor de águas na trajetória de escritores consagrados, nomes já consolidados na literatura brasileira, com história e trajetória conhecidas e reconhecidas. Para autores estreantes, como eu, que tentam construir uma carreira na literatura, a feira tem um significado ainda mais especial.” A participação de Ricardo Ishmael na FLICA 2017 será na  manhã do sábado, dia 7/10.

O convite para participar da Festa Literária de Cachoeira chega num momento de grande alegria para o autor. Apenas três meses após o lançamento oficial, o livro de Ricardo Ishmael alcança a marca de 1.000 exemplares vendidos, feito considerável para um autor iniciante. Assim, O curioso destino de Rita Quebra-Cama entra na lista dos 5 livros mais comercializados em Salvador nos últimos meses. “Estar entre os cinco autores mais vendidos nas livrarias de Salvador é, sem dúvida, motivo de grande alegria, mas o que verdadeiramente me comove é ver o livro chegar às escolas públicas, às pequenas bibliotecas das comunidades rurais, àqueles rincões do sertão que me inspiraram a escrever os contos de Rita Quebra-Cama”, destaca Ricardo.

Na ocasião do lançamento oficial, no Teatro Castro Alves, em Salvador, dezenas de pessoas enfrentaram fila para prestigiar o autor serrinhense, que fez questão de autografar todos os exemplares. Depois de Salvador, O curioso destino de Rita Quebra-Cama seguiu uma intensa agenda de lançamentos: FLIB, Festa Literária de Barreiras, no oeste baiano; terra natal do escritor, Serrinha, no nordeste do estado; Livraria Cultura do Salvador Shopping, novamente na capital baiana e agora, mais recentemente, o livro também foi lançado na sede da Rede Bahia de Televisão e no Festival FelizCidade, que marcou os 137 anos de aniversário da cidade de Jacobina. Outros eventos estão sendo organizados até o fim do ano. Até lá, os interessados no lançamento de O curioso destino de Rita Quebra-Cama deverão entrar em contato com a Solisluna Editora através do e-mail valeria@solislunadesign.com.br ou do telefone (71) 3024-1047.

SOBRE O LIVRO

O curioso destino de Rita Quebra-Cama nasceu em Serrinha, sertão baiano, quando Ricardo ainda era criança. Ricardo Ishmael conta que foi num antigo bar da mãe dele, Dona Petinha, que ouviu falar em Rita Quebra-Cama pela primeira vez. “Eu tinha sete anos de idade. Me escondia embaixo do balcão para ouvir as histórias dos clientes do bar. Eles chegavam, bebiam uma dose de pinga e contavam seus ‘causos’. E foi de um desses clientes, há quase 30 anos, que ouvi esse nome de guerra tão sonoro e tão misterioso, que me acompanhou até aqui” – completa. Depois de quase três décadas, o livro foi escrito. A redação levou, apenas, 45 dias. 

A obra reúne sete contos de ficção, todos eles ambientados no sertão nordestino. “Rita Quebra-Cama é um dos contos, o conto que dá título ao livro, mas as outras histórias também trazem esse universo sertanejo, essa atmosfera onde nasci e me crie” – acrescenta Ricardo. O sertão aparece como um “pano de fundo”, o cenário em que as histórias se desenrolam. Em verdade, são narrativas sobre pessoas, mulheres e homens que vivem nesse tempo-espaço chamado sertão. Mas são narrativas universais, uma vez que se debruçam sobre questões humanas mais amplas: amores e ódios, desejos e frustrações, lutas por poder, terras, dinheiro, além das lendas que povoam o imaginário de todo brasileiro. 

O autor destaca ainda: “Apesar de curtos, os contos são fortes, densos, intensos; há muita velocidade nas ações, profundamente marcadas pelos dramas, pela violência, pelas tragédias.” O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos é um lançamento da Solisluna Editora. As ilustrações da capa e dos sete contos foram feitas por Juraci Dórea, artista baiano conhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve com fotografias e xilogravuras. O prefácio é assinado pelo jornalista e diretor de jornalismo da Rede Bahia de Televisão, Roberto Appel. Já os textos da contracapa e da orelha são do poeta e cantador Xangai e da poetisa Mabel Velloso, respectivamente.

SOBRE RICARDO ISHMAEL

Ricardo Ishmael é jornalista e escritor. Nascido em Serrinha, cidade do semiárido baiano, é o sétimo filho do marceneiro Antônio e da dona de casa Julia. Ainda pequeno, numa venda que a mãe possuía, costumava ouvir histórias e “causos” sobre o sertão e a gente sertaneja. Exatamente nesta época, descobriu a vocação para “contar histórias”. Aos 9 anos decidiu que seria escritor de ficção; no início dos anos de 1990, numa visita a Salvador, conheceu Jorge Amado e por ele foi incentivado a continuar estudando e se preparando para o “ofício de escritor”. 

Concluiu os estudos básicos na rede pública de educação em Serrinha; entre 1995 e 1996, foi selecionado para participar do projeto AMPE – Aprendizagem Metódica no Próprio Emprego, iniciativa do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce. Durante um ano, atuou como Menor Aprendiz na área de Segurança do Trabalho na CVRD. Em 1997, entrou para a primeira faculdade: Licenciatura em História na UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Em 1999, fez novo vestibular e foi cursar a segunda faculdade: Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. Ainda estudante, fez passagens rápidas por jornal impresso, revista, emissora de rádio e agência de publicidade. Em 2001, começou a trabalhar na TV Sudoeste, uma das cinco emissoras da Rede Bahia de Televisão no interior da Bahia. 

Foi estagiário de produção, editor, repórter e apresentador. Em 2005, já graduado, foi convidado pela direção de jornalismo da Rede Bahia de Televisão para transferir-se para Salvador, onde atua desde então na TV Bahia. Em 2010 foi promovido a apresentador titular do Jornal da Manhã, além de repórter especial. Fez especialização latu sensu em Roteiros para TV, Cinema e Vídeo na, à época, Faculdades Jorge Amado. Também atua como mestre de cerimônias.

SOBRE A SOLISLUNA EDITORA


A Solisluna Design Editora é uma empresa especializada em projetos editoriais. Iniciou suas atividades na Bahia em 1993, pelos designers Enéas Guerra e Valéria Pergentino. Desde então, edita livros que tratam do patrimônio imaterial, arquitetônico e religioso, do meio ambiente, da pluralidade racial, de questões relacionadas às mudanças sociais e do fazer cotidiano de uma gente singular. 

Nestes anos de atividade, a Solisluna Editora, sempre comprometida com a bibliodiversidade, tem se caracterizado por difundir livros de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, publicações institucionais, livros de arte e infanto-juvenis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário