terça-feira, 4 de abril de 2017

Semana Santa: tradição sociocultural de Serrinha. Confira a programação do evento


Mais do que um evento cristão, que destaca não somente a fé católica, mas a fé em Cristo e em Seu sacrifício expiatório, exercida por toda a comunidade cristã, a Semana Santa faz parte da tradição sociocultural do município de Serrinha, que revela a forte crença de um povo marcado pela necessidade de se mostrar forte e esperançoso diante das muitas adversidades, tal como o foi o Salvador Jesus Cristo.
O evento é comemorado, sobretudo, pela comunidade católica com a subida ao monte, e se configura como uma manifestação religiosa de quase um século. Implementada no município em 1930 pelo padre Carlos Olímpio Ribeiro, a Semana é iniciada no Domingo de Ramos, assim chamado devido ao registro bíblico que conta que a população de Jerusalém cortou e espalhou ramos de árvores, a fim de receber com grande respeito o Senhor Jesus Cristo. Portanto, durante o Domingo de Ramos se celebra a entrada humilde e triunfal de Jesus, montado num jumentinho, em Jerusalém dias antes de sofrer, morrer e, por fim, ressuscitar no domingo de Páscoa.

Em 2017, o evento da Semana Santa será comemorado de 9 (Domingo de Ramos) a 16 (Domingo de Páscoa) de abril, tendo em nosso município várias atividades que marcarão a celebração dessa semana sagrada para os cristãos e que realça os valores e a tradição de um povo.
Na sexta-feira da Paixão, muitos fieis, como fazem habitualmente, subirão o monte pelas mais diversas razões, que vão desde o ato de cumprir promessas, obter uma vista privilegiada da cidade ou fazer orações. Recentemente foi proibido pela Diocese o uso de bebidas alcoólicas durante o evento. Além da subida ao monte, na sexta-feira santa ocorre a procissão do Senhor Morto, que conta, também, com a presença de boa parte da população serrinhense.
No Sábado de Aleluia, haverá a celebração da Vigília Pascal, o que também atrairá muitos fieis e turistas para o município. No último dia da Semana Santa, o Domingo de Páscoa, haverá a Procissão do Encontro Local, no qual mulheres e homens, que sairão de pontos distintos da cidade, se encontrarão na Catedral. O fechamento contará com uma celebração final na Catedral.
SECOMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário