terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Febre Amarela: Informativo à população serrinhense


A Secretaria de Saúde do município de Serrinha através da Diretoria da Vigilância em Saúde e Vigilância epidemiológica, informa  a população que o município não se  encontra em estado de alerta da febre amarela. 

Importante enfatizar que não será realizada a campanha de vacinação  e que deve ser realizada na rotina dos serviços de forma seletiva ,devendo ser considerado como vacinado o individuo que já tomou duas doses da vacina, conforme nota informativa enviada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia  e Superintendência da Vigilância e Proteção da Saúde .Vale lembrar  que a vacina será oferecida seguindo o calendário .

Crianças: a primeira dose aos 9 meses e 1 dose de reforço aos 4 anos;
Crianças maiores de 5 anos de idade não vacinados, ou adultos não vacinados: deve ser aplicada 1 dose, com um reforço em 10 anos.
 Maiores de 5 anos com 1 dose realizada antes dos 5 anos de idade: 1 dose de reforço.

Quem não pode receber a vacina (contraindicações)

Nem todas as pessoas podem ou devem receber a vacina, necessitando sempre indicação médica. Algumas situações clínicas aumentam o risco de complicações com a vacina, e contraindicam a aplicação, como as citadas abaixo:

Pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados;
Doenças que levam a alterações no sistema de defesa nascidas com a pessoa ou adquiridas, incluindo as terapias, como quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides;
Histórico de doença do timo (órgão linfático), incluindo a miastenia grave, timoma (câncer no timo) ou remoção do timo anteriormente; Indivíduos sintomáticos infectados pelo HIV que estejam doentes ou apresentam defesas baixas (CD4 abaixo de 200 células/mm3); Crianças menores de 6 meses de idade.

Como prevenir

Usar repelentes ,  roupas  de manga comprida e calca comprida , não deixar água parada em garrafas, vasos, ralos , toneis entre outros reservatórios.

PREVENIR É OBRIGAÇÃO DE TODOS NÓS!

SECOMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário