Um acidente com um ônibus em uma estrada do município de Paraty (RJ) deixou ao menos 15 mortos e cerca de 50 feridos no início da tarde deste domingo (6), de acordo com os bombeiros.
O veículo seguia do centro de Paraty para Trindade – bairro a 32 km de distância e famoso por suas praias. A maioria dos passageiros era turista – fotos e vídeos publicados na internet logo depois do acidente mostraram que muitos eram jovens.
"As vítimas disseram que estava muito lotado e que ele ficou sem freio", disse ao jornal Folha de São Paulo, Guilherme Ratzke, 44 anos, técnico de enfermagem que trabalhou no atendimento aos passageiros do ônibus.
O prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda (PT), afirmou que 48 pessoas foram atendidas no hospital municipal São Pedro de Alcântara. Desse total, 15 feridos permaneciam lá à noite e dez tinham sido removidos para as cidades vizinhas de Ubatuba e Angra dos Reis. "Os demais já receberam alta", disse.
No trajeto pela Estrada de Trindade (via pública municipal onde houve esse acidente) há um trecho conhecido como "Morro Deus Me Livre" -assim chamado por ser uma estrada sinuosa e ladeada por abismos. Pousadas e hotéis da região costumar alertar para os riscos de trafegar por lá.
O ônibus tombou no acostamento quase no final desse trecho, a aproximadamente três quilômetros de Trindade. O prefeito de Paraty afirmou que a estrada foi asfaltada há 12 anos e é muito íngreme. Segundo ele, estão sendo apuradas as causas do acidente e a expectativa era fazer a remoção do ônibus e liberar a pista no domingo.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Paraty e cidades vizinhas como Angra dos Reis foram mobilizadas na operação de resgate. No socorro, dezenas de pessoas rezaram um pai-nosso na beira da estrada, ao lado do ônibus. Algumas vítimas foram socorridas com a ajuda de caminhonetes.
O setor de emergência do hospital municipal São Pedro Alcântara ficou totalmente tomado pelos feridos. Mais de três horas depois do acidente, os corpos das pessoas que morreram no local permaneciam no trecho da estrada à espera de perícia.
Reclamações
A viação Colitur, responsável pela linha do ônibus que se acidentou, não havia sido localizada pela reportagem até as 20h30 deste domingo. À TV Globo, a empresa disse que lamentava e que iria prestar assistência às famílias dos mortos e feridos.
Moradores da cidade de Paraty criaram em 2013 uma página no Facebook para reclamar, segundo eles, da falta de manutenção com os ônibus da viação - que faz a ligação do centro de Paraty ao bairro de Trindade. Em sites de defesa do direito do consumidor também são constantes as reclamações contra a empresa.
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário