sábado, 4 de julho de 2015

Caravana Cangalha Cultural, sucessaço em Salvador e no interior baiano

O Boi de Janeiro há décadas é tradição no município de Araci, também conhecido como festa de reis, festa do boi bumba, Festa do Bumba meu Boi, o Boi de Janeiro em Araci acontece anualmente por influência dos Grupos de reisados, Ong´s, entidades e pessoas que veem nesta prática folclórica um momento todo especial de promoção, valorização, difusão, financiamento, manutenção e resistência cultural. 

Após a lapinha de natal (25/12), com um boi confeccionado artesanalmente (de madeira, ferro, cabeça de boi seca, palha de sisal e tecido), de porta e em porta cantando, dançando, sambando e fazendo batuques de época. estes visitam as residências (entre 25/12 á 06/01) que os recebem com guloseimas e bebidas caseira, recebem agrados de todos os tipos, estes se apresentam em palco sempre em 06 de Janeiro de cada ano. 

Este ano, 2015, o projeto Caravana Cangalha Cultural levou além do Boi de Janeiro de Araci, a Quadrilha Junina, a Capoeira Griô e o índios kiriri a municípios do interior baiano como Araci, Barrocas, São Domingos e Salvador, ode participou do cortejo de comemoração do 2 de julho, levando ao largo do pelourinho, ladeira e ruas do centro histórico, brilho, alegria, emoção e muita festividade.

Mesmo sem apoio do poder público local, Prefeitura, o projeto contou com o apoio da CCPI do governo do Estado, do Produtor Cultural, Luiz Santana, e dos amigos, Ciça Mancanbira, Leo de Eridam, Riva e Nenca.


 
Cultura regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário