sexta-feira, 17 de abril de 2015

Santaluz: Vereadores aprovam projeto que visa participação do município em Consórcio Público de Saúde

DSC_0235
Projeto que visa a participação de Santaluz no Consórcio Público de Saúde foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, nesta sexta-feira | Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo
Vereadores de Santaluz aprovaram, por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (17), projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre o governo do estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a prefeitura de Santaluz para a implantação do Consórcio Público de Saúde na região. 
De acordo com o projeto de lei enviado pelo executivo, o protocolo de intenções reúne ainda municípios como Araci, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Conceição do Coité, Candeal, Euclides da Cunha, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.
Considerada pelo governo estadual como alternativa para ampliação do acesso aos serviços de saúde, a proposta dos consórcios está sendo apresentada a prefeitos e secretários municipais baianos numa série de encontros regionais.
Após ter participado da reunião em Salvador sobre a implantação desta nova modalidade de gestão da saúde pública, o prefeito de Santaluz, Zenon Nunes Filho, acompanhado do vice-prefeito Roudillys Rios, se reuniu com vereadores luzenses para debater sobre a importância e a viabilidade da inserção do município. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (16), na sala de reuniões da câmara municipal.
Durante o encontro, Zenonzinho explicou aos vereadores que o governo estadual pretende construir 28 policlínicas em todo o estado. Cada unidade custará o equivalente a R$ 12 milhões, atenderá 32 especialidades e disponibilizará de equipamentos como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. Além disso, o prefeito destacou ainda outros benefícios como implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serviços de média complexidade e Laboratórios de Saúde Pública (Lacen).
“A proposta dos Consórcios de Saúde é bastante interessante, pois, visa regionalizar o oferecimento de serviços de saúde a partir do reequilíbrio financeiro dos municípios com a ampliação e descentralização desses serviços. Deixo aqui o meu respeito e gratidão pelo apoio dos vereadores que, ao aprovar esta importante iniciativa abraçada pela nossa gestão, tiveram a sensibilidade de perceber que quem ganha com projetos como este é a cidade e a nossa população”, afirmou o prefeito ao comemorar a aprovação do projeto de lei.
Redação Notícias de Santaluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário