Após dois empates nas duas primeiras rodadas, o Bahia deu a volta por cima e venceu sua primeira partida na Copa do Nordeste. O triunfo, por 1 a 0, sobre o Vitória da Conquista, veio na estreia dos gringos Maxi Biancucchi e Wilson Pittoni.
Apesar de não terem marcado, o argentino e o paraguaio fizeram uma boa apresentação e empolgaram o torcedor. O autor do único gol foi o meia Anderson talisca, de pênalti.
Com o resultado, o Esquadrão saltou da lanterna para a terceira colocação do Grupo B, com quatro pontos. O time baiano possui a mesma pontuação do Santa Cruz, mas é superado no saldo de gols. Na próxima quarta-feira, o Bahia volta a enfrentar o mesmo Conquista, desta vez na casa do adversário.
O jogo - O primeiro chute a gol do jogo foi do Bahia. Aos 11 minutos, após trocar passes com Hélder, Pittoni chutou de fora da área e levou perigo ao gol de Zé neto.
Cinco minutos depois, foi a vez de outro estreante assustar. Maxi driblou Junior Gaúcho na área, mas errou o chute.
Já o Conquista, quando assustou, chegou ao gol, mas foi marcado impedimento. Rafael Granja levantou bola na área, a bola desviou no caminho e Jailson Macedo marcou irregularidade duvidosa.
Aos 41, mais um gol anulado do Bode. Mais uma vez Rafael Granja lançou bola na área, Silvio desviou de cabeça para o gol, mas o árbitro marcou falta de Tatu no zagueiro tricolor.
O Esquadrão voltou para o segundo tempo sem alterações, mas, aos dez minutos, Marquinhos Santos mudou de ideia e colocou Talisca no jogo. Hélder foi o escolhido para deixar o gramado.
Aos 14, o tricolor perdeu uma chance de ouro. Pittoni cobrou falta na área e maxi, sozinho na pequena área, cabeceou para fora.
Aos 19, o Bahia parou em Zé Neto. Rafinha fez uma bela jogada, passou por Edimar e tocou no contrapé, mas o goleiro desviou para escanteio.
Aos 23, Madson arrancou em direção pela direita e, dentro da área, foi derrubado por Thiaguinho. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Talisca abriu o placar na Arena.
Dez minutos depois, o técnico do time baiano fez a segunda mudança. Maxi deu lugar a Zé Roberto.
Nos últimos minutos, o Alviverde não levou perigo ao Bahia, que conseguiu sua primeira vitória na competição.
Bahia 1 x 0 Vitória da Conquista
Copa do Nordeste - 3ª rodada
Data:25/01/2014
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Horário: 18h30
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas. Assistentes: Adailton José Jesus da Silva e Djalma Silva Ferreira.
Cartões amarelos: Raul (BAH); Edimar e Thiaguinho (VTC)
Gols: Talisca (BAH)
Bahia
Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Pittoni, Hélder (Talisca) e Maxi Biancucchi (Zé Roberto); Rafinha e Rhayner. Técnico: Marquinhos Santos.
Vitória da Conquista
Zé Neto; Lorran, Silvio, Junior Gaúcho e Thiaguinho; Edimar (Katê), Ramires, Rafael Granja e Carlinhos (Moisés); Tatu (Wander) e Candinho. Técnico: Evandro Guimarães.
Do Portal Galáticos Online/Foto: Portal Futebol Bahiano