sábado, 31 de maio de 2014

Argentina não libera corpo de jovem serrinhense para ser enterrado no Brasil


As autoridades argentinas decidiram que não vão liberar o corpo do serrinhense Marcílio Rocha, de 24 anos, que morreu no país em um acidente de carro, na última quinta-feira (29).

Mayana Rocha, tia da vítima, afirmou que as autoridades argentinas alegam que, como o jovem não era turista, mas sim residente no país, a família não teria direito de trazer o corpo para o Brasil.

“Nos informaram que a Justiça argentina determinou que ele ia ser enterrado hoje [sábado], por volta das 9h, e que a gente não tinha o direito de trazer ele para cá [Serrinha], pelo fato dele já não ser mais turista e sim um residente", diz.

De acordo com Mayana, o fato da namorada do jovem estar grávida dele também contou para que a Justiça tomasse a decisão de não liberar o corpo. "Além do trabalho, tem o laço familiar com essa menina, por conta de uma gestação de um mês, e aí eles [a Justiça] referem que a gente não pode trazer, mas eu acho isso um absurdo, porque a gente está sentindo. Queremos pelo menos a oportunidade de nos despedir e aliviar um pouco a cabeça da gente”, desabafa Mayana.

O jovem, natural da cidade de Serrinha, estava morando em Buenos Aires há menos de três meses, com a namorada argentina e outro amigo, Weslei Farias, também baiano, mas da cidade de Queimadas.



De acordo com o que foi informado aos familiares, estavam no carro na hora do acidente os dois baianos e o cunhado de Marcílio, mas apenas Weslei sobreviveu e está internado em estado grave.

A reportagem ligou para o consulado da Argentina, em Salvador e para o Itamaraty, mas não obteve respostas.

O acidente - Segundo as informações colhidas pelo Portal Clériston Silva – PCS – a vítima, e outras duas pessoas, seguiam pela estrada que liga Buenos Aires à cidade de Mar del Plata em um Citroen C4 quando na altura do km 44 o veículo colidiu contra uma guarita e, em seguida, capotou. As causas do acidente ainda não foram totalmente esclarecidas, mas segundo informações apuradas pelo PCS, um animal que teria atravessado a pista provocou o acidente.

Marcílio e outro jovem argentino, identificado como Pablo Nicolás Marin, de 25 anos, morreram no local. Wesley Farias, de 23 anos, natural da cidade de Queimadas, a 120 quilômetros de Serrinha, ficou com ferimentos graves e foi encaminhado para um hospital em Mar del Plata.

Alessandra Vasconcelos, prima de Wesley, informou ao PCS que o queimadense teve politraumatismo craniano. "Ele já passou por uma cirurgia no fígado e outra no colo. Um cateter também foi colocado na cabeça dele para controlar a pressão. Meu primo tem estado de saúde muito grave", explica. Alessandra contou, ainda, que Wesley estava a passeio na Argentina para comemorar o aniversário no dia 25 de maio. "Ele estava muito feliz com os amigos. Planejou tanto a viagem com o colega do trabalho".


Veículo onde estava o serrinhense bateu em uma guarita

Do Portal Clériston Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário