quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coité: dois réus vão a Juri popular em menos de 48h e são condenados a 12 anos de prisão

juri - manoelito
O Tribunal do Júri da Comarca de Conceição do Coité esteve reunido esta semana para dois julgamentos de crimes de homicídios. 

Na segunda-feira,16, foi levado a julgamento Manoelito Lima dos Santos, acusado da prática do crime de homicídio qualificado que teve como vítima José Luiz Santos Santana. Este caso aconteceu no povoado de Vila Carneiro, em 24 de março de 2012, e consta do processo que o acusado, depois de atrair a vítima para um beco escuro, aproveitando-se de seu estado de embriaguez, teria desferido vários golpes de pedradas na cabeça e rosto da vítima, causando-lhe a morte.


Este caso foi noticiado pelo Calila Notícias:Coite-Preso acusado de matar homem a pedrada no povoado de goiabeira

promotor graci
A acusação ficou por conta da Promotora Grace Inaura da Anunciação e a defesa ficou a cargo do advogado Paulo Alberto Carneiro. Ao final, depois dos debates e votação dos quesitos, o acusado foi condenado a 12 anos de reclusão, cuja pena vai ser cumprida no presídio regional de Serrinha.
 
Na manhã de quarta-feira,18, foi a vez do julgamento de Douglas Nascimento dos Santos, acusado de ter matado, com três tiros, a vítima Diego Oliveira dos Santos. Este crime ocorreu em 09 de dezembro de 2012, no bairro Fluminense, em Conceição do Coité.
 
Juri_douglas
Segundo consta do processo, a vítima estava no interior de um veículo com amigos quando o acusado se aproximou e disparou três vezes. (este caso foi noticiado pelo Calila Notícias: Coite-jovem é executado com três tiros a queima-roupa
 
Na acusação e defesa funcionaram a mesma Promotora e advogado e o acusado, ao final do julgamento, também foi condenado a 12 anos de reclusão, cuja pena será cumprida no presídio de Serrinha.
 
gerivaldo
Antes de ler a sentença, o Juiz Gerivaldo Neiva lamentou que muitos homicídios acontecidos na cidade não resultam em julgamento pelo Tribunal do Júri, pois os Inquéritos Policiais não são concluídos com o indiciamento do autor do crime e, por esta razão, o Ministério Público fica impedido de dar início à Ação Penal e o caso termina caindo no esquecimento.
 
Advogado Paulo Carneiro que atuou na defesa dos dois disse que vai recorrer junto ao Tribunal de Justiça.
paulo carneiro advogado
O advogado de defesa de Manoelito que foi julgado na tarde de segunda-feira, e de Douglas cujo julgamento aconteceu na manhã de quarta-feira, foi Paulo Carneiro, um dos mais atuantes do interior da Bahia.Segundo ele, embora tivesse obtido êxito quando conseguiu a pena mínima de 12 anos, quando a promotora pediu a máxima de 30 anos, nos dois julgamentos, ele vai recorrer junto ao Tribunal de Justiça da Bahia para tentar anular os dois Juri, eu não concordei com o resultado da sentença, por isso estarei entrando com recurso”, disse o advogado.  


Ainda segundo Carneiro, Manoelito já cumpriu um ano e seis meses no presidio de Serrinha e mais um período igual, ele passará a cumprir uma semi aberto.Douglas está preso há 10 meses.

Da redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário