quarta-feira, 20 de março de 2013

Ichu: Secretaria de Saúde passa a utilizar o método da Bioimpedância – Por: Advânia Almeida


IMG_9030Ichu é uma das primeiras cidades da Bahia a adotar o  método da Bioimpedância que é tão importante atendendo pelo SUS. A população ichuense está sendo agraciada com essa tecnologia.
Mais uma vez Ichu sai na frente, por ser uma cidade pequena com baixa renda, porém, se preocupa com a saúde e bem estar da sua população, essa nova tecnologia que o município conquistou, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal tendo como Nutricionista responsável pela execução e resultado do exame a Nutricionista Advânia Almeida Santiago.
A Bioimpedância é um método utilizado para avaliar o METABOLISMO, é um exame feito por Nutricionistas, não invasivo.
Através desse exame é estimada de maneira mais fidedigna a taxa de metabolismo basal do indivíduo, além do percentual de gordura e de massa muscular. Ele também faz medidas antropométricas como o IMC (índice de massa corpórea), porcentagem (%) de gordura corpórea, porcentagem (%) de gordura depositada nos músculos, KCAL, porcentagem (%) de gordura visceral (gordura acumulada no abdome e cintura), faz a relação de quantidade de água, de massa muscular e gordura adiposa, depositada no corpo.
Com isso pode-se fazer um acompanhamento e uma orientação dietética mais individualizada e apropriada à necessidade de cada pessoa.
Ao se estimar a taxa metabólica basal do indivíduo facilita o cálculo das calorias necessárias para emagrecer ou ganhar massa corpórea. Esse exame nos mostra a quantidade de gordura adiposa, se esta dentro da normalidade, ou se precisa ser diminuída, ou revertê-la em massa muscular, ou aumentar a massa magra, pois com o acumulo de gordura adiposa no nosso corpo, fica vulnerável a varias doenças crônica não transmissível como: doenças cardiovasculares, dislipidemias, aterosclerose (acumulo de gordura nas veias e artérias), esteatose hepática (gordura no fígado), que sendo diagnosticada cedo fica mais fácil de evitar futuras complicações, podemos também analisar o estado de cansaço e exaustão, pois com acumulo de gordura o nosso corpo fica cansado e exausto, daí vem à necessidade de aumentar a massa magra, que deve estar balanceada com a gordura adiposa, para evitar esses sintomas. Cada pessoa apresenta um metabolismo diferente e tem uma necessidade de calorias diferente.
A balança comum pode confundir, já que pode estar havendo perda de gordura e ganho de massa muscular, porém peso não se altera, ou pode estar perdendo muita massa muscular o que não se deseja durante o emagrecimento, o ideal é transformar gordura adiposa em massa muscular, daí ta a necessidade de adotar uma reeducação alimentar aliada a uma atividade física.
Portanto esse exame é muito importante, mas infelizmente a minoria da população tem acesso a esse método, pois é caro, poucas clínicas particulares trabalham com esse método.
Por: André Luiz – AL Notícias com informações da Nutricionista Advânia Almeida Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário