sábado, 19 de janeiro de 2013

Ichu/Serrinha: BA-233 não suporta volume d´água e fica interditada


A preocupação de várias pessoas era mais que eminente diante do material e forma do trabalho que a TOP Engenharia vinha realizando durante a obra de asfaltamento da BA-233 estrada que liga Ichu a Serrinha.
Conhecedores de todos os pontos de alagamento existentes neste trajeto de 21 km, diversos moradores chegaram a alertar a direção da empresa sobre a necessidade de instalar sistemas de drenagem com alta capacidade, pois em períodos de trovoadas com certeza o asfalto poderia ceder com o volume da água.
Talvez por falta de planejamento, precisou apenas a primeira chuva para que alguns estragos acontecessem na pista.
Próximo ao RetirinhoTrecho próximo ao povoado de Retirinho. O meio fio foi levado pela correnteza
Próximo a este mesmo local a água aumentou bastante e a lama acabou ficando por cima da pista atrapalhando o trânsito.
Lama por cima da pistaJá na divisa entre Tanque Grande e Bela Vista (Serrinha) o estrago foi pior, pois a chuva acabou cavando por baixo da pista e deixando a vista a tubulação da EMBASA. Com a força da água abriu um verdadeiro túnel tornando o tráfego perigoso. Por isso os moradores interditaram o local para que as providências sejam tomadas pelas autoridades e principalmente pela TOP Engenharia.
Cratera na ba 233Com o sério risco de acontecer acidentes, populares estavam orientando aos motoristas para evitarem passar pelo local até mesmo com carros de passeio.
Estrada interditadaba 233
Populares orientavam os motoristas a evitarem passar pelo local
Gilson Bela VistaSegundo o senhor Gilson que é ex-presidente da Associação Comunitária do Povoado de Bela Vista, essa não é a primeira vez que a pista apresenta problemas. Ele lembra que no ano passado uma parte foi danificada com alguns pingos de chuva e que a empresa precisou fazer reparos.
O líder comunitário pede empenho por parte dos prefeitos Osni Cardoso (Serrinha) e George Ferreira (Ichu) para que busquem junto ao Governo do Estado uma inspeção na obra e que a TOP possa verificar esses pontos críticos que em tempos de chuva podem deixar os dois municípios sem acesso através desta rodovia.
CedendoGilson questiona se os engenheiros não realizaram um cálculo preciso da intensidade da água para saber qual o diâmetro das manilhas a serem utilizadas.
Ele reclama que se estiver chovendo e o motorista passar próximo a lateral de pista, é provável que ele acabe descendo a ribanceira, pois ela vem cedendo.
A equipe do AL Notícias percorreu outros locais da região de Bela Vista e Tanque Grande e verificou que realmente a quantidade de chuva foi bem maior do que na região de Ichu. Em alguns trechos das estradas vicinais, era muito difícil passar principalmente de carro.
Trecho com águaO conhecido Tanque Grande estava completamente seco. Com a chuva dessa madrugada a situação mudou.
Tanque Grande
Próximo à Bela Vista vários tanques encheram
Bela VistaPróximo ao Formigueiro um dos Riachos também prejudicou a passagem de veículos
Formigueiro
Por: André Luiz – AL Notícias
Confira outras imagens da região de Retirinho, Tanque Grande, Bela Vista e Formigueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário