Assumi a Direção do Departamento em junho de 2012. Estou procurando fazer uma gestão com a participação de todos nas decisões (principalmente internas) e traçando planos/metas para que corpo docente, corpo técnico-administrativo e comunidade externa apresentem propostas e projetos para crescimento/desenvolvimento, em vários aspectos, do próprio Departamento e das comunidades do entorno do campus. Houve uma certa frustração pelo fato de não ter tido um retorno satisfatório. Gostaríamos de ter visto mais iniciativas e ações, principalmente do corpo docente. Além disso, uma outra meta nossa foi respeitar e atender às comunidades acadêmica e não acadêmica com mais atenção.
Sabemos da complexidade do sistema multicampia da UNEB e como a comunicação e organizações internas ficam prejudicadas, em virtude dessa complexidade. Entretanto, o campus XIV agradece a Reitoria, as Pró-Reitorias e Coordenações de Programas Especiais que contribuíram diretamente para o avanço do nosso Departamento, em algumas situações-problemas que se apresentaram; e particularmente as boas relações pessoais que foram estabelecidas com algumas pessoas da Administração Central e com alguns colegas Diretores.
No entanto, nossos maiores agradecimentos vão para a equipe unebiana de Conceição do Coité: pessoal de apoio, pessoal da cantina, pessoal da xérox, vigilantes, porteiro, estagiários, monitores, técnico-administrativos, corpo docente e corpo discente, pelo apoio à nova gestão, pela compreensão em algumas questões e pelo carinho e respeito que muitos dispensaram ao Diretor do campus. Alguns segmentos trabalharam com afinco e de forma eficiente, sem dar preocupação ao Departamento. E aí quero agradecer especificamente aos técnico-administrativos que se disponibilizaram, na sua totalidade, ao Departamento; e particularmente àqueles que, além de se doarem ao campus, doaram-se também ao Diretor, por amizade e respeito. Um agradecimento também especial à equipe pintadense da PARFOR.
Um esforço a mais, uma iniciativa e lutas por mais recursos, aliados ao espírito de coletividade, serão essenciais para o avanço de todos os campi da UNEB.
Nesse Natal, precisamos refletir sobre a nossa participação no acolhimento ao próximo. O que de fato realizamos para melhorar a vida de outra(s) pessoa(s) que estão fora da nossa ajuda costumeira? De que forma ajudamos para a qualidade de vida do planeta? O que fizemos para atacar os preconceitos? O que propusemos para dar vida mais digna e respeitosa a crianças e idosos? A quantos animais você tratou bem? Que afetividade, solidariedade e carinho foram dispensados aos enfermos? O que fizemos para melhorar as relações inter e intrapessoais em casa e no trabalho? Quantas vezes e a quantas pessoas você disse “eu te amo” ou “eu gosto de você” ou “você é importante para mim” ou “preciso da sua ajuda” ou “estou aqui para te ajudar”? O fim do nosso mundo virá se não agirmos em prol de nós mesmos e do ser humano.
Um Ano Novo de muitas conquistas para todas e para todos. Muita luz e muita PAZ nesse e em todos os outros anos novos que virão.
Conceição do Coité, 21 de dezembro de 2012.
Prof. Deijair Ferreira da Silva
Diretor do campus XIV
Nenhum comentário:
Postar um comentário