terça-feira, 23 de outubro de 2012

Projeto de pesquisa na comunidade do Maracujá recebe recursos de edital da Fapesb


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) divulgou o resultado do edital nº 008/2012, em que o projeto da professora doutora Rosane Vieira, do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV da Uneb/Campus XIV, foi um dos selecionados para ganhar o investimento de aproximadamente R$ 120 mil para a compra de equipamentos para o projeto Tecnologia Social da Memória e Experiência Videográfica no Povoado do Maracujá.


“Este projeto articula movimentos de pesquisa e extensão, bem como inicia a formação e articulação de uma rede de pesquisa sobre Comunicação e Educação, ao pôr em diálogo três grupos de pesquisa, o Forma(em)Ação (GEFEP/CNPq), lotado no Departamento de Educação/Campus I da Universidade do Estado da Bahia, o grupo Formação em Exercício de Professores (FEP/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação/Universidade Federal da Bahia, a Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e o grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq), lotado no Departamento de Educação/Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia. Conta também com a participação dos professores Kátia Morais, Carolina Ruiz e Marlon Marcos. 

Para tanto, nessa relação interinstitucional e interdisciplinar, intenta-se investigar, através de vídeo-documentários produzidos pelos moradores, como os trajetos culturais desses moradores do Território do Sisal (re)criam a memória coletiva do território, mais especificamente do Maracujá, povoado do município baiano de Conceição do Coité”, resume a pesquisadora Rosane Vieira. A equipe foi beneficiada com o valor de R$ 117.999,00 e terá que executar um projeto de pesquisa-formação do entrecampo da Comunicação e Educação no povoado do Maracujá.

O coordenador do curso de Comunicação Social (Rádio e TV) do Campus XIV, Tiago Sampaio, avalia que estes editais são sempre importantes como forma de fomentar a pesquisa nos cursos de graduação, bem como ampliar as possibilidades de aquisição de equipamentos para melhor atender as demandas de cunho prático laboratorial. Para o coordenador, iniciativas como a da professora Rosane Vieira em concorrer nestes editais são uma alternativa para a busca de recursos para o desenvolvimento das atividades do curso e crescimento da pesquisa na graduação.

“O curso vem buscando formas de obter recursos para a sua estruturação em termos laboratoriais, portanto o recurso obtido neste edital é um avanço significativo como mais um suporte na aquisição de novos equipamentos e melhor estruturação deste, mas ainda é preciso investir mais na construção de espaços mais adequados para a instalação de todos os laboratórios que um curso de Rádio e TV necessita, como os estúdios de TV e fotografia, por exemplo”, explicou o professor.

“Logo que  cheguei ao campus XIV da Uneb, quis  fazer pesquisa, já que essa é minha primeira intenção na carreira acadêmica. Além disso, sabia que o curso de Comunicação Social é fruto da demanda social no Território do Sisal, portanto tornou-se um imperativo realizar um projeto que articulasse pesquisa e extensão no território”, disse Rosane Vieira. Ela ainda afirmou que o valor será gasto com a compra de material permanente, como equipamentos eletrônicos, e o pagamento de serviços de transporte, hospedagem e alimentação para os pesquisadores envolvidos.

Segundo a pesquisadora, após a execução da pesquisa, os equipamentos serão doados para o curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) e à Associação dos Moradores do Povoado do Maracujá.

Agecom/Campus XIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário