quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Eleição: Leia dados de pesquisas em SP, Rio, Curitiba, Porto Alegre e Aracaju


Pesquisas na reta final da campanha apontam surpresas em algumas capitais brasileiras, com empate técnico rigoroso, como em São Paulo, mas mostram também alguns favoritos, como Fortunati, em Porto Alegre. Confira:

São Paulo: Serra encosta no líder, mas Haddad está na cola

Pesquisa divulgada nesta quarta (3), pelo instituto Datafolha mostrou nova queda forte do candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno. Com 25% das intenções de voto, cinco pontos a menos que na semana passada, ele agora está empatado tecnicamente com o tucano José Serra, que tem 23%.

O candidato caiu cinco pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior. O petista Fernando Haddad tem 19% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, ele também está empatado tecnicamente com Serra, pois poderia ter entre 17% e 21%, e o tucano, de 21% a 25%. Mas é um empate no limite da margem de erro - a probabilidade de os dois terem a mesma taxa é muito baixa.

Assim como o Datafolha, pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostrou anteontem Russomanno em queda - ele passou de 34% para 27% em uma semana.

Em relação ao Datafolha divulgado na semana passada, o candidato do PRB foi o único o que teve variação acima da margem de erro. Serra e Haddad oscilaram um ponto para cima. E Gabriel Chalita (PMDB) passou de 9% para 11%.

Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), manteve inabalada a liderança na preferência do eleitorado mesmo após denúncia de suposta compra de apoio político, aponta o Datafolha.

De acordo com pesquisa concluída nesta quarta-feira (3), o peemedebista registra 57% das intenções de voto, e seria reeleito ainda no primeiro turno.

Paes oscilou positivamente dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. O principal adversário do prefeito, o deputado Marcelo Freixo (PSOL), avançou um ponto percentual, dentro da margem de erro, alcançando 20% das intenções.

Segundo o levantamento, o prefeito seria reeleito com 66% dos votos válidos --quando são desprezados os eleitores que declaram votar nulo ou não saber quem escolher.

A pesquisa foi feita depois de a revista "Veja" apontar uma suposta compra de apoio político do nanico PTN pela campanha de Paes por R$ 1 milhão.

Curitiba: Ratinho Júnior continua na frente

A quatro dias da eleição, uma nova pesquisa Datafolha, realizada em parceria com a RPC TV, aponta o candidato Ratinho Junior (PSC) na liderança das intenções de voto em Curitiba.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (3), o deputado federal e filho do apresentador do SBT tem 34% da preferência dos entrevistados --ou, em votos válidos, 38%.

Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB), aparece em segundo lugar, com 25% --ou 28% dos votos válidos.

Caso esse quadro, praticamente o mesmo da última pesquisa (divulgada no último dia 27), se mantenha no dia da votação, os dois candidatos disputarão o segundo turno.

Gustavo Fruet (PDT), aliado ao PT, aparece em terceiro lugar, com 18% --em votos válidos, 20%. Rafael Greca (PMDB) vem em seguida, com 10% (11% em votos válidos).

Bruno Meirinho (PSOL) tem 2% e Alzimara (PPL), 1% --os percentuais continuam os mesmos pelo cálculo de votos válidos, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos. Avanilson Araújo (PSTU) não pontuou. Outros 5% disseram não saber em quem votar.

Porto Alegre: Fortunati chega a 61% e seria reeleito no 1º turno

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem e está com 51% das intenções de voto na disputa eleitoral da cidade. Se conseguir esse percentual na votação de domingo, ele será reeleito já no primeiro turno, aponta o Datafolha.

A segunda colocada na pesquisa é Manuela D'Ávila (PC do B), que obteve 21% das preferências. Fortunati e Manuela chegaram a ficar empatados tecnicamente no fim de agosto, mas o prefeito gradualmente começou a abrir vantagem.

A pesquisa, feita entre terça (2) e quarta-feira (3), ouviu 1.274 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Fortunati subiu quatro pontos em relação à pesquisa da semana passada. Já Manuela oscilou três pontos para baixo.

Na terceira colocação aparece Adão Villaverde (PT), com 8% das preferências. O candidato Roberto Robaina (PSOL) registrou 2%. Outros 6% dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Indecisos somam 9%.

Aracaju: João Alves vence no 1º turno

O ex-governador João Alves Filho (DEM) seria eleito prefeito de Aracaju, no primeiro turno, se as eleições fossem realizas hoje, segundo pesquisa realizada na capital, entre 23 e 29 de setembro pela Exatta - Empresa de Pesquisas Técnicas Ltda.

A pesquisa foi registrada no TRE-SE sob o número SE-00099/2012, de 28/09/2012 e ouviu 500 eleitores de todas as zonas e classes sociais de Aracaju. A margem de erro é de 4,39% para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea - quando os entrevistados citam os seus candidatos -, João Alves teria 44% das intenções de votos; Valadares Filho (PSB) 24%, Vera Lúcia (PSTU) 2%, Almeida Lima (PPS) e Reynaldo Nunes teriam 1%, cada. 7% dos eleitores entrevistados não pretendem votar em nenhum deles e 20% dos entrevistados não sabem/não responderam.

Estimulada

Na pesquisa estimulada - são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados -, João Alves tem 52% das intenções de votos, Valadares Filho 26%, Vera Lúcia 5%, Almeida Lima 2%, Reynaldo Nunes 1%. 7% dos entrevistados não votariam em ninguém enquanto outros 7% não sabem e/ou não opinaram.

Do Portal Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário