quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lucro do FGTS pode ser dividido entre os trabalhadores


O Senado quer explicações sobre estudo do governo para distribuir anualmente parte dos lucros do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) entre os trabalhadores.

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) solicitando audiência pública para discutir a proposta.

Os senadores querem saber do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, mais informações sofre a distribuição.  A ideia é aumentar a remuneração do fundo, que, como no ano passado, ficará abaixo da inflação em 2011.

Proposta
Para a senadora, o governo precisa esclarecer o que pretende com essa medida. Ela quer saber a forma como será feita tal distribuição e onde são aplicados os recursos do FGTS atualmente. Ana Amélia disse que os recursos pertencem aos trabalhadores e qualquer ação deve apresentar total transparência para evitar problemas.

Com o aval do Conselho Curador do FGTS, a Caixa Econômica Federal concluiu um estudo que prevê a distribuição anual de até metade do resultado do fundo entre todas as contas com saldo em 31 de dezembro.

Estima-se que isso poderia até dobrar a atual remuneração, que é de 3% (juros) mais a variação da TR no ano.

Como o rendimento do fundo é previsto na lei que criou o FGTS, qualquer mudança tem de ser aprovada pelo Congresso Nacional. Informações da Folha.

Do Portal Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário