sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Holyfield queima 60% do corpo para salvar sobrinhos; projeto de disputar a Câmara está nas mãos dos médicos


Foi com gritos desesperados da mãe que o ex-pugilista baiano Reginaldo da Silva Andrade, conhecido como Reginaldo Holyfield, acordou na manhã desta quinta-feira (8), em Salvador.

Em questão de minutos, o ex-atleta conseguiu, em uma atitude heróica, salvar a vida de seus dois sobrinhos, Samuel de três anos, e Mariana, de 12 anos.

As crianças estavam próximas às chamas de um incêndio que começou no andar de cima de sua casa, onde a irmã mora com os dois filhos. Agora, o baiano aguarda a mesma atitude heróica dos médicos do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi levado com cerca de 60% do corpo atingido pelas chamas, principalmente nas pernas.

A irmã de Holyfield saiu no início da manhã desta quinta-feira (08) para ir ao médico e deixou as duas crianças sob os cuidados da avó, Maria de Lourdes Silva, que mora no andar térreo da casa com o ex-atleta e mais onze netos, na Rua Lopes Trovão, no bairro da Massaranduba.

Segundo Daniela Andrade, 25 anos, uma das sobrinhas do pugilista, ele foi acordado pela mãe e pelo barulho dos vizinhos que correram para ajudar a conter as chamas. Ao saber do caso, ele levantou, subiu para o apartamento da irmã e derrubou a porta com um forte chute. Neste momento, as chamas já haviam tomado conta da casa.

“Foi o maior desespero. Eu estava dormindo também, acordei assustada e comecei a gritar. Daí, só vi as pessoas se aproximando, trazendo baldes e baldes de água para ajudar a apagar o fogo”, conta Daniela.

Com medo das chamas, as crianças se esconderam no banheiro dificultando o resgate. Ao atravessar a casa para pegar os sobrinhos, Reginaldo ficou bastante ferido com o fogo e, ao retirar as crianças da casa, acabou escorregando e deixando parte do corpo – cintura e pernas – para dentro da residência em chamas.

Como foi

“Ela (a avó) desceu para tomar café e os meninos ficaram lá. Samuel acendeu um fósforo em cima do sofá. Quando Mariana viu, a fumaça o fogo já estava alto” explica Daniela.

Os vizinhos ajudaram a conter o incêndio e retiraram o ex-pugilista de dentro da casa. Reginaldo Holyfield foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ele teve 60% do corpo queimado e passou por uma cirurgia, que começou às 7h50, horário que deu entrada no Hospital.

Em entrevista à TV Bahia, o médico coordenador HGE, Jorge Lopes, afirmou que o estado do ex-pugilista é grave, mas que está tudo sobre controle e não há risco de morte. À noite, os médicos reafirmaram que as queimaduras foram graves, mas “não com tanta gravidade como se pensou”.

Histórico e Política

Recentemente, Holyfield atuou em quadros de humor do programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu, como comentarista. Ele trabalhou também, durante muitos anos, como segurança no Mercantil Rodrigues – supermercado que fica no bairro da Calçada, em Salvador. Segundo informações de familiares, atualmente o ex-lutador estava desempregado.

Reginaldo tem seis títulos de campeão brasileiro, quatro cinturões sul-americanos e uma vitória internacional, entre outros. Das 47 lutas em sua carreira, Holyfield venceu 33, por nocaute.

Mas Holyfield já se preparava para dar uma nova guinada em sua vida. Pensava em entrar na política. Através do deputado estadual Roberto Carlos, que apoiou em 2010, ele estava prestes a se filiar ao PDT para disputar uma vaga na Câmara de Salvador.

O pugilista agora luta contra o tempo para sair do hospital e colocar em prática o seu novo projeto. Com o heroísmo desta quarta-feira, é bem provável que o eleitor soteropolitano o coloque mais uma vez no pódio.

Da redação, com informações do Correio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário