sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Serrinhense faz história nos Estados Unidos

Certificado de premiação do serrinhense Carloney Alves


Carloney pousa para a foto com o certificado na mão esquerda
Carloney Alves de Oliveira, 34 anos, filho de Josefa Graziela Alves de Oliveira e Carlos Muniz dos Santos, natural de Serrinha – Bahia, estudou no Instituto Serrinhense de Educação (ISE) da Educação Infantil até o Ensino Médio no ano de 1994. Em 1995 foi aprovado no Vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no Curso de Licenciatura em Matemática, concluindo o curso em 1999. No ano de 2000 foi aprovado em Concurso Público para professor de Matemática do Estado da Bahia.

A partir desse período, trabalhou:

Centro Educacional 30 de Junho (2000 – 2010). Professor de Matemática do Ensino Médio.

Ágora Pré-Vestibular(2004) na disciplina de Matemática.

Faculdade de Tecnologia e Ciências - Educação a Distância, FTC / EAD, (2005 – 2008). Tutor da FTC/Ead da Unidade Pedagógica de Teofilândia - Circuito 01 e da Unidade Pedagógica de Serrinha -
Circuito 04 no Curso de Licenciatura em Matemática.

Universidade Estadual de Feira de Santana (2005 – 2005) Professor da Rede / Uefs no município de Irará na disciplina Ensino da Matemática 1 no Curso de Pedagogia. (2007 – 2008) Professor da Rede / Uefs no município de Água Fria na disciplina Ensino da Matemática 1 no Curso de Pedagogia.

Universidade do Estado da Bahia, UNEB (2006 – 2008) Professor Substituto designado para o Departamento de Educação - CAMPUS XIII / Itaberaba – Ba no Curso de Pedagogia nas disciplinas: Educação e Novas Tecnologias, Estatística, Estatística Aplicada a Educação e Metodologia e Prática do Ensino da Matemática.

Faculdade Pio Décimo, PIO DÉCIMO (2010 – 2010) Ministrou aulas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica, ofertado pela Faculdade Pio Décimo (SE) em convênio com o CENFAP (AL) na disciplina Construção do Raciocínio Lógico e dos Conceitos Matemáticos.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB (2010 – 2010): Professor do Curso de Licenciatura em Matemática com enfoque em informática na área de Metodologia e Prática de Ensino em Matemática e Educação Matemática.

Atualmente é professor do quadro efetivo da Universidade Federal de Alagoas, UFAL (2011 – atual) no Campus Arapiraca no Curso de Licenciatura em Matemática na área de Ensino de Matemática.

Carloney com o certificado na mão esquerda
O professor Carloney Alves é especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, apresentando a dissertação intitulada: Utilização do Moodle no Curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UFAL.

Buscando entender a necessidade de compreender o currículo, na sociedade atual, através da idéia do educar pela pesquisa e a possibilidade de trabalhar por unidades de aprendizagem, privilegiando a contextualização dos saberes, a interdisciplinaridade e a idéia de conhecimento, este entendido como comportamento humano que dá origem à ação, que tem impacto na realidade e na sociedade, uma interface, um espaço comum de conversação e aprendizagem que pode favorecer múltiplas conexões, bem como a articulação razão-emoção, imaginário-abstração, subjetividade-objetividade, trabalho-prazer, incentivando o uso consciente e crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso didático, coerentes com a Sociedade da Informação e colaborando para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Vem participando de formações e cursos que me ajudaram e continuam colaborando com o seu processo de formação tais como: em 2009 participou do curso Mapas da mente, web-map, semânticos e conceituais com 10h de carga horária pela UFAL; na UFPB (2009) usabilidade e softwares educacionais com 6h; pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da (UFAL/2009) uma capacitação de como utilizar melhor o ambiente Moodle na prática educacional com carga horária de 15h; na Bienal do Livro em Alagoas (2009) da palestra Formação de professores e problemáticas com 10h de carga horária; pela UFPE (2008) uma oficina de 4h tendo como foco a usabilidade e acessibilidade dos softwares educacionais; como administrador do Moodle de uma especialização em convênio com o MEC/UFAL.

Também participou do Curso de formação para Administrador do Moodle (20h) pela UFRGS (2008); pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) em 2004 das Oficinas Experimentais em Matemática (80h); pela UEFS em 2004 – Resolução e Proposição de Problemas (16h), no mesmo ano pela UEFS – Técnicas e Recursos para o Ensino da Matemática (16), A arte de resolver enigmas (6h), A arte na arte de ensinar (4h); em 2002 participou pela UEFS do curso de aperfeiçoamento A Matemática do Século XXI (160h), no mesmo ano pelo IAT do curso de formação continuada para o Ensino Médio (80h); no ano de 1999 pela UEFS dos seminários – Evolução da Álgebra (20h), O professor na atualidade (4h), Aplicação Aritmética de 5ª à 8ª séries (4h); em 1998 pela UEFS esteve participando das oficinas – O raciocínio lógico através do xadrez (8h), A história da matemática como auxiliar didático (4h) e em 1997 na semana de matemática da UEFS das oficinas Geometria descritiva aplicada a arte pura (3h) e Álgebra com alegria (8h).

Artigos apresentados e publicados em eventos da sua área de estudo.

· Um Olhar sobre o Aprender e o Navegar com as Interfaces disponíveis no Moodle: O Aluno online no Curso de Licenciatura em Física a Distância da UAB/UFAL. In: VIII Simpósio Iberoamericano em Educação, Cibernética e Informática, 2011, Orlando-Flórida.

· Tecendo Saberes na Rede: O Moodle como espaço de ensino e aprendizagem entre professores, tutores online e alunos da UAB/UFAL. In: IV Moodle Moot Brasil, 2010, São Paulo.


· O laboratório de informática como apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife.
· Inclusão digital através da plataforma Moodle no curso de pedagogia a distância UAB/UFAL. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa - Paraíba.

· Novos espaços virtuais para a formação de gestores: estudo da aplicabilidade do ambiente Moodle no curso de especialização em gestão escolar da escola de gestores/UFAL. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa – Paraíba.

· Potencializando ações de inclusão digital através da plataforma Moodle no curso de Pedagogia UAB/UFAL. In: II Seminário Internacional de Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade, 2009, Aracaju.

· Ambiente Moodle como apoio ao Curso de Especialização em Gestão Escolar da Escola de Gestores/UFAL. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação, 2008, Recife.

· O Moodle na formação de professores: relações construídas... Relações possíveis no Curso de Física da UAB/UFAL. In: III Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - EPEAL, 2008, Maceió.

· Utilização do Moodle na prática do professor no curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UFAL. In: Congresso Internacional da Afirse e V Colóquio Nacional, 2009, João Pessoa.

· O Ambiente Moodle como prática educativa: caminhos trilhados no curso de física a distância da UAB/UFAL. In: II Moodle Moot Brasil 2008, São Paulo.

· Nas trilhas das tecnologias e o ensino de matemática. In: Dia Nacional da Matemática 2010, Jequié-Bahia.

· Análise dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: funcionalidade e possibilidades. In: Congresso Acadêmico na UFAL, 2008, Maceió.

· O X da questão: o laboratório de matemática como recurso didático. In: Semana Pedagógica, 2006, Itaberaba-Bahia.

· A Leitura no Ensino de Matemática. In: Seminário sobre a Formação do professor, 2006, Feira de Santana.

Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Educação a distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

“Portanto, este é o grande desafio para nós educadores, a partir das necessidades concretas das atuais relações sócio-político-econômicas, que estão a exigir uma outra forma de atuação metodológica, fundada em uma nova relação com o conhecimento. Torna-se prioritário de atuação na docência superior analisar as continuidades e rupturas presentes no espaço acadêmico, bem como as novas metodologias de ensino que representam uma real inclusão social proporcionados pelo atual avanço técnico-científico nas práticas pedagógicas”, destacou Carloney.

Ainda em suas palavras ele frisa: “Pois, se o limite para o sonho presente é não ter limite, devemos aprender constantemente a aprender, a fim de acompanhar a voragem pós-moderna sem ser superado por ela. Será necessário, mais do que nunca, incentivar e provocar no homem estímulos à renovação constante e acelerada, sem a perda do equilíbrio, da razão e da sua essência humana. Será, portanto, na relação educação-contemporaneidade que iremos nos abastecer para enfrentar os desafios atuais e futuros”.

Um comentário:

  1. Ele foi meu professor na escola do padre e mim orgulho muito disso ele é realmente um ótimo professor parabens Carloney

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