sexta-feira, 27 de maio de 2011

Deputado ACM Neto lidera primeira pesquisa sobre a sucessão em Salvador

Com o intuito de acompanhar a evolução da intenção de votos para as eleições municipais de 2012, a Potencial Pesquisas realizou o primeiro estudo sobre as expectativas do eleitor soteropolitano.

Até o início das eleições serão realizadas pelo menos mais duas pesquisas. A divulgação aconteceu nesta sexta-feira.

A abordagem espontânea constatou que se as eleições fossem hoje, pouco mais de 56% não saberiam responder em quem votar e quase 20% votaria em branco ou anularia o voto. Além desses percentuais, o estudo avaliou o grau de satisfação do cidadão em relação à vida que leva atualmente, aos governos municipal e estadual, aos principais problemas enfrentados pela população, dentre outros.

A iniciativa faz parte de um programa institucional contínuo que a Potencial realiza, investigando opiniões e comportamentos dos soteropolitanos sobre temas relevantes para a cidade, gerando informações de domínio público. Mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos são encontrados no site www.potencialpesquisa.com.br.

Auto-estima Quando questionados em relação ao grau de satisfação com a vida, 57% dos soteropolitanos afirmam estar satisfeitos ou muito satisfeitos, enquanto 27% se consideram nem satisfeitos, nem insatisfeitos e 18% insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

Para pouco mais de um terço dos entrevistados (34%), o principal problema enfrentado pela população de Salvador é a falta de segurança pública (criminalidade/violência). Em segundo aparece o desemprego (15,7%), seguido pelo o tráfico de drogas com 9,7% e a saúde pública com 6,7%. Na lista dos problemas, ainda surgem: o transporte público (5,7%), o trânsito e a educação (4,2% cada), além dos problemas com as chuvas (4%).

"Esses resultados mostram a insatisfação do cidadão de Salvador com os serviços considerados públicos, sejam de responsabilidade da prefeitura e / ou do estado. As informações podem ajudar as administrações no direcionamento dos recursos e esforços", afirma o professor José Carlos Martins Leite, diretor da Potencial Pesquisas. Outros problemas somam 16%.

Informações do Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário