sábado, 19 de março de 2011

Pentágono diz que EUA e Reino Unido lançaram 112 mísseis contra Líbia

Washington, 19 mar (EFE).- Navios de guerra e submarinos dos Estados Unidos e Grã-Bretanha lançaram 112 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra os sistemas antimísseis líbios e alcançaram cerca de 20 alvos, segundo informou o Pentágono.

O vice-almirante americano Bill Gortney informou em entrevista coletiva que as operações dos EUA se concentraram nesta primeira fase na parte ocidental da Líbia.

Gortney se recusou a falar sobre as próximas operações, embora tenha insistido que não há tropas desdobradas no território líbio e que nenhum avião americano sobrevoa o país norte-africano neste momento.

"Mais de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk lançados de navios e submarinos americanos alcançaram mais de 20 sistemas de defesa aérea integrados e outras instalações", afirmou Gortney durante suas declarações à imprensa.

O vice-almirante destacou que o objetivo da operação é assegurar o cessar-fogo em cumprimento à resolução 1973 aprovada na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU, que autorizou o uso da força para proteger a população civil líbia dos ataques das forças do regime de Muammar Kadafi.

"O cessar-fogo abrange o leste e o oeste do país", destacou Gortney, que insistiu que a operação que acaba de começar terá "várias fases" e poderia se prolongar durante "horas ou dias".

Do Brasil, o presidente de EUA, Barack Obama, confirmou que tinha dado a autorização às Forças Armadas para que atacassem os sistemas antimísseis da Líbia. EFE

Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário