domingo, 14 de novembro de 2010

Vettel supera Hamilton e é o campeão mais jovem da história da Fórmula 1

Com o título de 2010, Sebastian Vettel derruba a marca de Lewis Hamilton como o campeão mais jovem da Fórmula 1.

O alemão superou a marca do inglês apenas dois anos após a conquista do piloto da McLaren. Enquanto o prodígio da RBR tem 23 anos, 4 meses e 11 dias, o campeão de 2008 levou sua primeira conquista com 23 anos, 9 meses e 12 dias no GP do Brasil.

O feito se torna ainda mais impressionante se compararmos à média histórica de idade dos campeões da categoria, que é de 31 anos. Sebastian Vettel tem oito anos a menos. Pilotos como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost e Nigel Mansell só conseguiram suas primeiras conquistas com mais de 28 anos.

Entretanto, a precocidade dos títulos mundiais têm aumentado nos últimos anos. Nada menos que quatro dos dez campeões mais jovens da história conseguiram seus títulos nos anos 2000. É um resultado do rejuvenescimento da Fórmula 1, que tem cada vez mais pilotos jovens. É este o caso de Vettel, que veio direto da F-BMW alemã para a maior categoria do automobilismo há alguns anos.

Os dois maiores recordistas de títulos também não conseguiram atingir esta marca cedo. Enquanto Michael Schumacher, detentor de sete campeonatos, levou a primeira taça aos 25 anos, dez meses e dez dias, Juan Manuel Fangio, que tem cinco, só venceu aos 40 anos, quatro meses e quatro dias. Alain Prost, com quatro, conseguiu o feito aos 30 anos, 8 meses e 10 dias, em 1985.

Informações do Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário