sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Quarta e última Superlua de 2024 será visível nesta sexta-feira

A quarta e última Superlua de 2024 ocorrerá nesta sexta-feira (15). No Brasil, o fenômeno será visível por volta das 18h30 (horário de Brasília), quando a Lua nascer no horizonte, na direção leste.

 

As Superluas acontecem quando uma Lua cheia coincide com o momento em que o satélite natural da Terra atinge o ponto mais próximo do nosso planeta, conhecido como perigeu. Isso ocorre devido à órbita elíptica da Lua, que não é perfeitamente circular. Quando a Lua está no perigeu, ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante em comparação com quando está em seu ponto mais distante, o apogeu.

 

A cada ciclo de 27 dias, a Lua passa pelo perigeu, situando-se a aproximadamente 356.800 km da Terra, e pelo apogeu, a cerca de 406.400 km. A distância exata desses pontos pode variar, o que faz com que algumas Superluas sejam mais próximas do que outras.

 

Este fenômeno ocorre de três a quatro vezes por ano, sempre de forma consecutiva, e é considerado um evento natural de interesse para observadores do céu.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Imagem Ilustrativa / Reprodução / Freepik


Nenhum comentário:

Postar um comentário