Salvador foi palco da terceira edição da Bahia Model United Nations (BaMUN), realizada nesta semana. O evento, único no Brasil, contou com a participação de mais de 400 estudantes da rede estadual de ensino, representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia. Durante o encontro, os jovens simularam reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), discutindo temas globais e representando diplomatas de diferentes países.
No total, 360 estudantes participaram das simulações em 15 comitês, enquanto 48 ajudaram na organização do evento. Cada comitê debateu temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, como saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero.
Ana Caroline da Conceição Silva, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz, foi uma das participantes. Ela fez parte do comitê da Unicef, representando a Alemanha, e discutiu o tema ‘A falta de segurança pública e seu impacto na vida de crianças e adolescentes’.
“Superou todas as minhas expectativas. Foi uma experiência inesquecível! Pude desenvolver minha oratória, comunicação e capacidade de resolver crises, além de trabalhar na elaboração de documentos oficiais”, afirmou Ana Caroline. Ela também destacou a importância do evento: “Aprendi muito, fiz novas amizades e desenvolvi habilidades que vou levar para a vida toda”.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário