sábado, 4 de maio de 2024

Homem é preso suspeito de tentativa de homicídio em São Domingos

O suspeito fugiu após o crime, mas foi encontrado pela Polícia Militar na tarde deste sábado. Imagem ilustrativa | Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Um homem de 30 anos foi preso neste sábado (4), em São Domingos, na região sisaleira da Bahia, suspeito de tentar matar outro com uma espingarda. O crime ocorreu na tarde de sexta-feira (3) durante uma discussão que aconteceu após o suspeito ter demonstrado ciúmes da companheira, segundo informações da Polícia Militar baseadas em relatos de testemunhas.

A vítima, um jovem de 28 anos, foi socorrida e levada ao hospital local, onde recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi transferida para outra unidade em Feira de Santana. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Após diligências, uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar encontrou o suspeito na tarde deste sábado, em uma localidade conhecida como Mocambo, na zona rural do município. O homem foi preso e levado para a central de flagrantes da Polícia Civil, onde ficou custodiado à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Guaíba chega a 4,96 metros e atinge o maior nível de sua história

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 4,96 metros de altura na madrugada deste sábado (4), conforme a Defesa Civil local. A marca ultrapassa o recorde da maior cheia que havia sido registrada no município, em 1941, quando o lago subiu 4,76 metros. Como resultado, ao longo do dia centenas de famílias precisaram sair de casa e resgates seguem sendo realizados nas regiões das ilhas e do quarto distrito.
 

Às 22h40 de sexta-feira (3), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) somava 71 pontos de bloqueios em vias da capital gaúcha. Segundo autoridades, este número deve aumentar, já que o nível do lago deve continuar subindo nas próximas horas.
 

Também na sexta, a empresa Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho, anunciou que as operações de pouso e decolagem estão suspensas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada para garantir a segurança de funcionários e passageiros, já que a região está na área de alerta para inundação.
 

O governador Eduardo Leite (PSDB) alertou a população sobre a previsão dos próximos momentos na capital. "Esqueçam tudo que vocês já viram de pior acontecendo em termos de alagamentos e de enchentes. Aqui na região metropolitana vai ser muito pior", afirmou.
 

Agravando a situação, a chuva também voltou a ser registrada nesta noite. O alerta da Defesa Civil é para chuva e vento pontualmente fortes, com descargas elétricas e granizo, válido até às 10h deste sábado.
 

REGIÃO METROPOLITANA

Os municípios da região metropolitana de Porto Alegre também estão sendo afetados pela enchente. Em Canoas, a prefeitura orientou que os moradores dos bairros Harmonia, Cinco Colônias, Mathias Velho, Central Park e Fátima deixem suas residências e procurem abrigos. Na madrugada deste sábado (4), o pedido nas redes sociais era por barcos e voluntários para auxiliar nos resgates em áreas mais atingidas.
 

O secretário de Obras de Canoas, Guido Bamberg, declarou nas redes sociais que teme que as contenções não sejam suficientes para evitar que as águas subam ainda mais. "As consequências, infelizmente, podem ser catastróficas", destacou.
 

Em São Leopoldo, a última medição realizada às 3h50min deste sábado marcava a elevação de 8,04 metros do Rio dos Sinos. A captação e tratamento de água estão suspensos no município por tempo indeterminado. Três pontes estão bloqueadas, restando apenas uma travessia sob o rio.
 

Já, em Eldorado do Sul, a prefeitura informa que todos os bairros foram atingidos pela alta do rio Jacuí, a cidade está praticamente submersa. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o coordenador da Defesa Civil do município, João Ferreira, fez um apelo.
 

"Venho pedir ajuda, [fazer] um pedido de socorro para Eldorado do Sul. Por favor, precisamos de barcos a motor, de botes a motor, de ajuda. Para que possamos retirar as pessoas que estão ilhadas, que estão em cima dos telhados", disse Ferreira.


Do Portal Bahia Notícias/Por Vitória de Góes | Folhapress/Foto: Gilvan Rocha / Agência Brasil

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida em meio ao temporal no Rio Grande do Sul

Miss Brasil 2008 e grávida de sete meses, Natália Anderle está desaparecida depois dos temporais que afetam o Rio Grande do Sul. Ela foi visitar a família em Roca Sales, no Vale do Taquari, e não fez contato com amigos e o marido desde a viagem. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. 

 

Segundo o responsável pela Defesa Civil em Roca Sales, Cleber Rodrigues, a única informação até agora é de que a modelo foi até a cidade para passear na casa da família, com a esperança de dar a luz ao filho no Brasil. “Estamos pedindo que qualquer pessoa que esteja na região e conheça a família, que traga informações sobre ela, se possível”, declarou.

 

A região onde está localizada a cidade é uma das que foram castigadas pelas fortes chuvas que atingem o estado na última semana. Na noite desta sexta-feira (3), o prefeito Amilton Fontana (MDB) disse que “em torno de 15 pessoas estavam soterradas” no município.

 

No momento da visita, Natália não estava com o marido, Eric Thornton, que é americano e está nos Estados Unidos – onde a miss também mora. Além de Roca Sales, o representante da Defesa Civil confirmou, em entrevista ao Splash Uol, que ela foi para Encantado também visitar familiares. “Desde essas chuvas o marido tem se comunicado com eles e, há três dias, foi a última vez que ele conseguiu contato”, dinformou.

 

Amiga de Natália, Bruna Felisberto contou que a modelo e a família tentaram deixar a cidade após a enchente atingir a casa onde estavam. “A ponte, acho que estava inundada ou tinha sido destruída, estava interditada, eles não conseguiram sair da cidade. Voltaram para a fazenda, que estava alagada e tinham morrido os animais inclusive. Eles estavam isolados no segundo andar”.

 

Bruna ainda relatou que a cidade em que Natália foi passear está “toda destruída”. “Casas soterradas, desabamentos. A fazenda fica próxima a uma das vertentes do rio, um lugar que enche bastante. A gente tá tentando resgate de barco, helicóptero, mas ninguém consegue contato com ninguém”.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Arquivo pessoal


Sobe para 56 o número de mortos em temporais do RS

O Rio Grande do Sul registrou 56 mortes em decorrência às fortes chuvas que atingem o estado nesta semana. A informação é do governo estadual, durante transmissão de vídeo ao vivo pela internet na manhã deste sábado (4). Há um total de 67 pessoas desaparecidas, segundo o governo gaúcho.
 

De acordo com a Defesa Civil, 281 municípios foram afetados pela enchente histórica. Ao todo, há 8.296 desabrigados e 24.666 desalojados.
 

O boletim do governo diz ainda que há 377.497 pessoas afetadas pela tragédia e 74 feridos.
 

Até a noite de sexta, ainda conforme a Defesa Civil, quase 375 mil imóveis estão sem energia elétrica no estado e falta abastecimento de água para 441.120 clientes da empresa Corsan.
 

A operadora de telefonia TIM afirmou, na sexta, que 63 municípios estavam sem serviços de telefone e internet. O problema atingia clientes da Vivo em 18 cidades, e da Claro em 53 municípios.
 

As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual.
 

As chuvas provocaram danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Às 18h da sexta-feira eram 136 trechos em 68 delas, com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
 

Durante a madrugada desta sexta-feira, o rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu o maior nível desde 1941. O rio chegou a 4,23 metros no cais Mauá. O nível de alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros, sendo 3 metros para inundação.
 

Entre as consequências da cheia está o fechamento da base da Guarda Municipal na orla do Guaíba. A área será patrulhada preventivamente até a normalização.
 

Um abrigo instalado na Casa dos Correios também precisou ser desativado devido ao avanço das águas. As pessoas que estavam no local foram transferidas para uma escola municipal. Na noite de sexta, 387 pessoas estavam em abrigos temporários na cidade.
 

Na capital, o vazamento de água por bueiros e bocas de lobo interditou as principais vias de acesso à região e várias ruas ao longo da orla da cidade. A avenida Mauá ficou quase inteiramente debaixo d'água. A correnteza sobre o asfalto era tamanha que um contêiner de lixo boiava, arrastado rapidamente pela chuva.
 

Na avenida Júlio de Castilhos, via de saída, a situação é semelhante. Todos os pontos de ônibus do local ficaram alagados ou inacessíveis, e trabalhadores que foram dispensados ao meio-dia não sabiam como voltar para casa.
 

À noite, a situação ficou pior. Moradores que ainda não haviam deixado o bairro ficaram às escuras, após a interrupção do fornecimento de energia elétrica.
 

A Defesa Civil emitiu um alerta de evacuação para moradores e trabalhadores do centro histórico que estejam próximos às ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Andradas e a avenida Júlio de Castilhos.
 

As ruas são um polo comercial de Porto Alegre, com muitas lojas populares, bares e restaurantes, além de concentrar a maior parte das saídas de ônibus da cidade rumo à zona norte e aos arredores da PUCRS, no bairro Partenon. Há ainda muitos prédios residenciais na região, especialmente na Andradas, cujos moradores correm o risco de ficarem ilhados e sem serviços básicos. Como o acesso a trechos do bairro está bloqueado por agentes de segurança, a circulação é limitada.
  

SITUAÇÃO NO RS APÓS AS CHUVAS
 

- 56 mortes
 

- 67 desaparecidos
 

- 74 feridos
 

- 377.497 pessoas afetadas
 

- 375 mil imóveis sem energia
 

- 441.120 imóveis sem água
 

- Aulas suspensas em 2.338 escolas da rede estadual


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Gilvan Rocha / Agência Brasil

Bahia celebra aniversário de um ano da SAF com o Grupo City

Bahia e Grupo City completam um ano de parceria. O dia 4 de maio de 2023 marcou a oficialização da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) entre as duas partes e a entrada do Tricolor para o maior grupo de futebol do mundo. Neste sábado (4), o clube baiano divulgou um comunicado celebrando a data.

 

"A celebração dessa data importante vem com o reforço do nosso compromisso, que segue intacto e ainda mais fortalecido. Com uma visão compartilhada de excelência, continuaremos a trabalhar pelo sucesso do Bahia, sempre respeitando a tradição do Clube e tentando contribuir fortemente para a sociedade da Bahia e do Brasil", diz um trecho da nota. 

 

A chegada do Grupo City ao Bahia trouxe muita esperança aos torcedores por dias melhores. Porém, no primeiro ano da parceria, o time em campo ficou bem abaixo do esperado e só conseguiu escapar do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 na última rodada com a goleada aplicada sobre o Atlético-MG por 4 a 1, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

 

 

O segundo ano da associação começou trazendo bastante expectativas com as contratações de nomes de peso do atual futebol brasileiro como o experiente Everton Ribeiro junto com Jean Lucas e o disputado Caio Alexandre. No entanto, as derrotas para o rival Vitória no clássico que culminaram na perda do título do Campeonato Baiano, deixaram o torcedor ressabiado. Mas o início promissor no Brasileirão com boas apresentações e triunfos convincentes trouxeram de volta a confiança do torcedor por dias melhores. Neste momento, o time é o quinto colocado na competição nacional com sete pontos, dois a menos do líder Botafogo, juntamente seu adversário neste domingo (5), às 18h30, no Engenhão, pela quinta rodada. Além disso, o Tricolor está na semifinal da Copa do Nordeste, onde enfrenta o CRB, e saiu em vantagem sobre o Criciúma, no confronto da terceira fase da Copa do Brasil, ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0, em Salvador.

 

Além do Bahia, o Grupo City possui outros 13 clubes, como o inglês Manchester City, o americano New York City, o australiano Melbourne City, o indiano Mumbai City, o belga Lommel SK, o francês Troyes, o uruguaio Montevideo City Torque, o japonês Yokohama Marinos, o espanhol Girona, o chinês Sichuan Jiniu, o italiano Palermo, o boliviano Bolívar e o turco Istanbul Basaksehir.

 

Leia o comunicado do Bahia na íntegra:

 

"Quatro de maio de 2023. Há um ano, o Esporte Clube Bahia SAF entrava oficialmente no City Football Group.

 

Desde a assinatura do contrato, temos vivido uma série de avanços significativos, investimentos substanciais e melhorias em diversas áreas.

 

A parceria entre o Bahia e o maior grupo de futebol do mundo não apenas solidificou a posição do clube dentro do cenário nacional e internacional, mas também abriu portas para muitas outras oportunidades e espaços de inovação.

 

A celebração dessa data importante vem com o reforço do nosso compromisso, que segue intacto e ainda mais fortalecido.

 

Com uma visão compartilhada de excelência, continuaremos a trabalhar pelo sucesso do Bahia, sempre respeitando a tradição do Clube e tentando contribuir fortemente para a sociedade da Bahia e do Brasil."


Do Portal Bahia Notícias/Por Leandro Aragão/Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Homem que se diz “Jesus reencarnado” oficializa troca de nome por meio de lei federal

Álvaro Thais, autoproclamado a reencarnação de Jesus, conseguiu, aos 76 anos, mudar o seu nome para Inri Cristo Thais em seus documentos oficiais emitidos pelo governo federal. Para garantir a mudança, o religioso recorreu a uma lei federal aprovada e sancionada em 2022. 

 

Segundo o site Metrópoles, na nova carteira de identidade, Thais assina como “Inri” e posa com uma coroa de espinhos na foto 3x4. Tendo mais de 65 anos, o documento não possui prazo de validade. 

 

A lei que permitiu a mudança do líder religioso foi a 14.382/22, que permite a troca de nome direto no cartório, sem ação judicial. No formato anterior, era necessário apresentar uma justificativa para a troca, assim como contratar um advogado e esperar a decisão do juiz, que poderia negar o pedido. 

 

Agora, basta ter pelo menos 18 anos e apresentar o pedido diretamente a qualquer cartório de registro civil do Brasil. No ato do pedido é cobrada uma taxa que, a depender do estado, varia de R$ 100 a R$ 400.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Acervo Metrópoles / Coluna Paulo Cappelli


Jovens baianos desaparecidos em enchentes no RS fazem contato com família; casal está bem

O casal de baianos que estava desaparecido desde o último dia 30 em Estrela, no interior do Rio Grande do Sul, já foi localizado pelos familiares. Juliene Ferreiras Lopes, 19 anos, e Lucas Ferreira Borges, de 22, fizeram contato com parentes no final da manhã deste sábado, informou o G1.

 

Juliene e Lucas são de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Eles se mudaram para o Rio Grande do Sul há seis meses para trabalhar. À família, eles relataram que passaram cinco dias sem luz, sem rede de telefonia e sem internet, o que impediu o contato.

 

Os jovens conseguiram falar com os parentes após terem acesso a um celular emprestado de um homem que chegou neste sábado no mesmo espaço onde eles estão. Apesar da situação, o casal tranquilizou os familiares e disseram que estão bem, em segurança.

 

O município de Estrela, que fica na região do Vale do Taquari, é considerada a mais afetada pelos temporais que atingem o estado. Até o início da tarde deste sábado, governo gaúcho já registrou 56 mortes. No estado, em torno de 42,2 mil pessoas estão fora de casa e 300 municípios sofrem os impactos da cheia histórica do rio Guaíba.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal


Mulher é presa com porções de cocaína em bar de Conceição do Coité

Mulher é presa com porções de cocaína em bar de Conceição do Coité | Foto: Divulgação/PM

Uma mulher de 44 anos foi presa na noite de sexta-feira (3) por suspeita de tráfico de drogas em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. A prisão ocorreu durante uma ação da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar, em um bar no bairro Mansão da Paz.

De acordo com a PM, os policiais realizavam abordagens no local quando flagraram a mulher com oito porções de cocaína e R$ 379 em espécie. A suspeita, a droga e o dinheiro apreendidos foram apresentados na central de flagrantes da Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz

Mulher é suspeita de atirar contra homem em Serrinha

DISEP/Serrinha - Foto: Reprodução

Uma mulher, que ainda não foi identificada, é suspeita de ter atirado em um homem de 35 anos no bairro da Rodagem, em Serrinha. O fato ocorreu por volta das 01:50 desse sábado na Manoel Novaes.

Segundo o boletim de ocorrência, a guarnição foi informada pelo CICOM de que havia uma pessoa vítima de disparo de arma de fogo no referido bairro. Ao chegar no local, constatou-se a veracidade dos fatos. A vítima informou que foi uma mulher que efetuou os disparos contra ele, atingindo o braço e o antebraço esquerdo. O mesmo alegou não saber informar o motivo da agressão.

Uma unidade da SAMU se fez presente e prestou os primeiros socorros. A guarnição fez rondas nas imediações na tentativa de localizar a suspeita, mas, até o momento, sem êxito. 

Do Portal Ailton Pimentel

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Filho de Datena diz que apresentador passa bem e já tem data para retornar ao comando de 'Brasil Urgente'

Um dia depois de ter sido submetido a uma cirurgia, José Luiz Datena passa bem e deve receber alta nas próximas horas. O filho mais velho do apresentador do programa Brasil Urgente, da Band, Joel Datena conversou com a reportagem sobre o estado de saúde do jornalista nesta sexta-feira (3). 

"Ele está se recuperando bem. Foi um procedimento relativamente simples e na próxima segunda-feira, dia 6, meu pai retorna ao trabalho", contou Joel que não deu detalhes da cirurgia, mas disse que era uma intervenção programada e foi bem-sucedida. 

Datena, que já está no quarto no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, gravou um vídeo para seus seguidores. Ele contou pouco sobre a operação. "Meus amigos, minhas amigas. Em primeiro lugar, eu queria agradecer as mensagens de todos vocês. Eu passei por um processo cirúrgico para corrigir outra cirurgia realizada seis meses atrás". 

Datena está afastado de seu programa Brasil Urgente desde o último dia 29 de abril. Desde então, o jornalístico está sob comando de Joel. Em outubro do ano passado, o apresentador passou por duas cirurgias cardíacas. 

O apresentador chegou a jantar com integrantes da cúpula tucana jantaram no dia que ele apresentou o telejornal pela última vez. Os políticos saíram da conversa confiantes de que Datena irá aceitar ser candidato desta vez para prefeito de São Paulo. Datena filiou-se ao PSDB no início de abril.

Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Divulgação / Band

Governo decide adiar Concurso Nacional Unificado em todo o país; nova data será definida

O Governo Federal decidiu adiar, em todo o Brasil, as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). A decisão foi tomada após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.


As provas do "Enem dos Concursos" seriam aplicadas no domingo (5), mas foram adiadas após apelo de autoridades gaúchas. A nova data do certame ainda não foi definida.


A decisão deverá ser anunciada pelo governo em coletiva de imprensa dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) marcada para às 15h.


Mais cedo, Pimenta afirmou que o possível o possível adiamento do concurso nacional unificado custaria cerca de R$ 50 milhões aos cofres públicos e que por isso o governo ainda estudava se adiaria ou não.


“É importante que a gente possa ter alguns dados gerais. A possibilidade de adiamento do concurso tem um custo de R$ 50 milhões”, disse Pimenta, nesta sexta-feira (3), em entrevista ao programa Bom dia, ministro, do Canal Gov.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Agência Brasil


Governo Federal adia a realização das provas do Concurso Nacional Unificado

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos, que seria realizado neste domingo (5). Ainda não há nenhuma definição quanto a nova data das provas.

 

A decisão se deu por conta das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, que, até o momento, deixaram ao menos 37 mortos. O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou pela manhã que havia cerca de 86 mil pessoas inscritas em 10 cidades do Rio Grande do Sul. No país, foram cerca de 2,5 milhões de inscritos.

 

Na quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia informado que a prova seria mantida para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. O governo, no entanto, manteve as discussões internas com o objetivo de encontrar uma saída que evitasse prejuízo aos candidatos que fossem fazer as provas em cidades gaúchas.

 

“O compromisso do governo é que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse Pimenta em entrevista à emissora oficial do governo.

 

No concurso estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias das oportunidades disponíveis, pagando somente uma taxa de inscrição. Os participantes foram distribuídos em 3.665 locais em 228 cidades. No total, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço a até 100 km de distância de onde moram.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Canal Gov


Moraes manda soltar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), teve sua soltura determinada nesta sexta-feira (3) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
 

Em sua decisão, Moraes afirma que manteve integralmente o acordo de colaboração premiada firmado entre a Polícia Federal e o tenente-coronel, pois "foram reafirmadas a regularidade, legalidade, adequação dos benefícios pactuados e dos resultados da colaboração à exigência legal e a voluntariedade da manifestação de vontade".
 

O ministro concedeu a liberdade provisória mediante a manutenção das medidas cautelares anteriormente decretadas, entre elas o impedimento de manter contato com outros investigados.
 

Cid havia voltado à prisão em 22 de março, também por ordem de Moraes, um dia após a revelação de áudios do militar com críticas à Polícia Federal e ao magistrado devido à condução de seu acordo de delação premiada.
 

Segundo o gabinete de Moraes informou à época, Cid havia sido preso por "descumprimento das medidas cautelares e por obstrução à Justiça". Ele passou na ocasião por exame de corpo e delito no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e foi encaminhado para a detenção preventiva no Batalhão do Exército.
 

A mais recente prisão de Cid ocorreu após a revista Veja divulgar áudio em que o ex-ajudante de ordens afirmava que a Polícia Federal tem uma narrativa pronta nas investigações sobre o ex-presidente. Ele se disse pressionado nos depoimentos e fez críticas a Moraes, que homologou sua delação premiada.
 

"Você pode falar o que quiser. Eles não aceitavam e discutiam. E discutiam que a minha versão não era a verdadeira, que não podia ter sido assim, que eu estava mentindo", disse no áudio o ex-ajudante de ordens.


Do Portal Bahia Notícias/Por Fábio Serapião | Folhapress/Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Johnson & Johnson se dispõe a pagar US$ 6,5 bilhões para encerrar disputas judiciais sobre talco acusado de causar câncer

A multinacional norte-americana Johnson & Johnson estaria disposta a pagar até US$ 6,5 bilhões para encerrar disputas judiciais. O talco da marca foi acusado de causar câncer de ovário, por conter amianto em sua composição.

 

De acordo com reportagem do G1, apesar de buscar encerrar os processos, a empresa ainda nega as alegações, mesmo tendo retirado o produto de circulação nos Estados Unidos. Foi revelado, nesta quarta-feira (1), um plano da empresa que visava encerrar os processos civis no caso do talco apontado como cancerígeno. O valor que a empresa está disposta a pagar é equivalente a R$ 33 bilhões.

 

“Este plano é o fim da nossa estratégia de acordo consensual anunciado em outubro”, disse Erik Haas, vice-presidente de assuntos jurídicos da J&J, em comunicado. “Desde aquela data, o grupo tem trabalhado com os advogados que representam a maioria dos demandantes para encontrar uma saída para esse litígio”.

 

Nessa estrutura, a J&J concordou em pagar aproximadamente US% 6,475 bilhões ao longo de 25 anos nos casos de reclamações sobre problemas ovarianos (99,75% do total). As reclamações estão ligadas ao mesotelioma, conhecido como “câncer do amianto”, e são tratadas separadamente. O grupo explica que 95% desses casos já foram resolvidos com os reclamantes.

 

“As ações judiciais relacionadas ao talco contra o grupo (J&J) demonstram o impacto sem precedentes de ações judiciais sem fundamento contra empresas norte-americanas e as decisões extremas obtidas pelos demandantes”, contou Haas.

 

Um resumo de estudos publicados em janeiro de 2020, sobre 250 mil mulheres nos Estados Unidos, não encontrou nenhuma correlação estatística entre o uso de talco nas áreas genitais e o risco de câncer de ovário. Nos anos 1970, surgiu uma preocupação com a contaminação do talco com amianto, frequentemente encontrado na natureza próximo aos minerais que produzem o talco.

 

Em abril de 2023, o grupo propôs um acordo de US$ 8,9 bilhões (R$ 44,4 bilhões à época), para o qual 60 mil reclamantes se inscreveram. Mas um juiz de falências rejeitou a proposta. Em janeiro deste ano, a Johnson & Johnson anunciou um acordo preliminar com um grupo de advogados de 43 estados dos EUA envolvidos no caso.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação/Johnson's


Motorista de ônibus salva 12 crianças durante enchente em Santa Catarina

Um motorista salvou 12 estudantes de um ônibus escolar prestes a ser tomado pela água na tarde desta quinta-feira (12), em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Educação do município, não houve nenhum ferido.

 

Na cidade de Capinzal, no oeste catarinense, um motorista, ao ver que a água das enchentes se aproximava do ônibus que dirigia, ajudou doze estudantes a se salvarem, antes de abandonar o veículo. De acordo com a secretária de Educação do município, Veranice Lovatel, ao perceber que a água ainda estava chegando no ônibus, o motorista tirou as crianças pela janela do veículo.

 

Segundo reportagem do G1, a secretária afirma que a foto, que mostra o ônibus parcialmente submerso, foi feita cerca de duas horas depois da retirada dos estudantes, quando a água já havia subido. Segundo ela, as crianças foram retiradas em segurança. “Quando ele parou nesse ponto, a água ainda estava chegando no ônibus. Então ele parou para poder tirar os alunos, deixou o ônibus ali e seguiu por um outro acesso até o vizinho mais próximo, que acolheu todos eles até nós podermos levar todos para casa, com segurança”, informou Lovatel.

 

Os ocupantes tinham entre 12 e 15 anos, e as aulas na cidade seguem suspensas nesta sexta-feira. Só na cidade de Capinzal são pelo menos 19 desalojados, todos levados para um hotel, onde estão sob cuidados da Assistência Social, de acordo com a Defesa Civil do município.

 

Diversos municípios catarinenses entraram em “alerta máximo” para deslizamentos de terra e desabamentos de estruturas, nesta sexta-feira (3). Em dois dias, choveu mais de 200 milímetros em Capinzal. O volume é o dobro do esperado para o mês de maio inteiro no estado.

 

Ainda na região oeste do estado, na cidade de Ipira, um idoso de 61 anos foi encontrado nesta sexta-feira, morto, após desaparecer na quinta-feira. Ele dirigia um carro que foi levado pela correnteza do alagamento.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024

Algodão apresentou um crescimento de 291,37% nas exportações baianas no primeiro trimestre de 2024 | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O agronegócio se consolidou como um dos principais motores da economia da Bahia no primeiro trimestre de 2024, com um desempenho positivo mesmo diante da queda nos preços das commodities no mercado internacional. O setor foi responsável por 53,4% das exportações totais do estado nesse período, um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações do agronegócio baiano alcançaram quase US$ 1,3 bilhão entre janeiro e março de 2024, um aumento de 25% em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Governo Federal. Esse crescimento expressivo se deve principalmente ao aumento da produtividade no campo, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).

Soja e algodão puxam crescimento das exportações

A soja, principal produto de exportação do agronegócio baiano, registrou um aumento de 29,89% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa que o valor exportado da soja passou de US$ 433,4 milhões para US$ 562,9 milhões.

Outro destaque foi o algodão não cardado nem penteado, simplesmente debulhado, que apresentou um crescimento de 291,37% nas exportações, passando de US$ 55,9 milhões para US$ 218,6 milhões no mesmo período comparativo.

Notícias de Santaluz