Ela foi socorrida pelo Samu e levada ao hospital municipal da cidade, com estado de saúde estável. De acordo com a PM, a vítima foi encaminhada a outro hospital em Goiânia.
Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress
Ela foi socorrida pelo Samu e levada ao hospital municipal da cidade, com estado de saúde estável. De acordo com a PM, a vítima foi encaminhada a outro hospital em Goiânia.
Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress
A equipe de socorristas voluntários do Águia Resgate foi acionada no fim da tarde deste sábado, 03, por volta das 17h25 para se dirigir até o entorno da Serra do Mucambo, zona rural de Conceição do Coité onde um ciclista sofreu uma violenta queda enquanto participava de uma trilha com outros colegas.
Segundo Gildo Carneiro coordenador e motorista do Águia, a vítima identificada como Rafael Flamberry dos Santos Oliveira, 17 anos, foi encontrado ao solo consciente e orientada com escoriações pelo corpo, laceração profunda em um dos braços e suspeita de fratura, ele estava amparado pelo colegas de pedal.
Ainda no local os socorristas do Águia realizaram exames físicos. imobilização do membro com suspeita de fratura e em seguida conduziu o jovem até a emergência do Hospital Português – Unidade Regional de Coité.
Do Portal Calila Notícias
A rede balançou muitas vezes nas partidas disputadas neste sábado, 3, pelo Serrinhense Série A. No total, as equipes marcaram 12 gols, e o grande destaque foi o Bela Vista, que venceu o clássico contra o Botafogo do Tanque Grande.
Muitas emoções e gols no clássico Bela Vista x Botafogo do Tanque Grande, duelo que abriu os jogos do sábado no Serrinhense Série A.
Nas duas etapas, as equipes fizeram um duelo bastante equilibrado, com oito gols marcados, e aquela apimentada de rivalidade entre as comunidades. No final, a torcida do Bela Vista comemorou a vitória por 5 a 3.
No segundo jogo da noite, as equipes do Vitória de Zé de Kelé e das Três Estradas fizeram um confronto aberto, com chances para ambos os lados. No final, o empate em 2 a 2 resumiu o quão equilibrado foi a partida.
A segunda rodada do Serrinhense Série A será encerrada nesta quinta-feira, 8, com jogos sendo disputados às 19h e 21h.
Do Portal Info Serrinha
Colégio Municipal na Manhã deste sábado (03). Foto Kauã Sherman |
Imagem central Reprodução Redes Sociais |
Intuito do projeto é fabricar um produto de baixo custo para as ONGs - Foto: Reprodução/CETEPS
Abandonar animais domésticos tem sido uma prática muito comum no país e atinge números alarmantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos. A necessidade do cuidado com os bichos, principalmente aqueles amparados por ONGs, fez com que os alunos Gabriel Lima e Vinicius da Silva, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEPS), localizado em Serrinha, sob orientação de Thales Nascimento, desenvolvessem um projeto que utiliza resíduos de coco verde para criar uma areia sanitária sustentável e biodegradável [veja fotos aqui].
A areia tem como matéria-prima o coco verde, muito consumido na Bahia. Lavinia explica como é realizada a fabricação do produto. “O processo começa com a coleta dos cocos descartados. Em seguida, os cocos são descascados para separar a casca da fibra, utilizando um facão. A fibra é cortada em pedaços menores e mergulhada em água por cinco minutos para facilitar a trituração. Depois de triturada, a fibra é exposta ao sol para secar, retirando o excesso de bagaço e deixando apenas os granulados da fibra, que formam a areia sanitária”.
Segundo o orientador, a ideia surgiu em uma visita à Associação Vidas, uma ONG dedicada ao cuidado de gatos de rua. “A situação financeira que a ONG se encontrava influenciou no surgimento da ideia de desenvolver algo para substituir a areia sanitária industrial por uma areia de baixo custo. Durante essa discussão, surgiu também a percepção de que a venda de água de coco nas ruas resultava em uma abundância de resíduos. Esses dois pontos convergiram na concepção de uma alternativa de baixo custo e ecológica, dando origem ao nosso produto”, diz.
Foto: Reprodução/CETEPS
Para Vinicius, a proposta desenvolvida pelo grupo é motivo de satisfação. “Temos muito orgulho do nosso produto. É extremamente gratificante produzir essa areia praticamente sem custos e doá-la para uma ONG, que desempenha um papel social crucial. Além de diminuir a quantidade de cocos que vai para o lixão, contribuímos também para a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, tendo um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na saúde pública”, afirma.
O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, e foi um dos vencedores da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) em 2022. Também vencedor no Seminário Territorial de Educação Profissional do Estado da Bahia em dezembro de 2023. E agora são finalista na Febrace 2024, que acontecerá entre os dia 18 e 22 de Março na USP em São Paulo. O projeto passou por uma avaliação on-line por mestres e doutores da USP, e ficou entre os 10 melhores projetos da Rede Estadual da Bahia.
Diz Thales, orientador do projeto: Além de produzir areia para doação do abrigo, com a utilização do triturador industrial, nos permite também a venda do produto para pet shops para obtenção de lucro. Assim, conseguimos exercer nosso perfil empreendedor, que consiste em transformar um problema em uma solução, produzindo uma areia barata, biodegradável e sustentável.
Agradecemos o cuidado e o suporte das gestoras da nossa escola Ledna Menezes e Jackeline Lisboa, além da nossa técnica Istefani. E Isso mostra como o Cetep Sisal promove uma educação profissional pública de qualidade e de inovação.
Foto: Reprodução/CETEPS
Sede do 16º BPM em Serrinha - Foto: Reprodução/@16bpmba
O 16° Batalhão de Polícia Militar alcançou um marco significativo no combate à criminalidade, registrando uma redução impressionante de 45,4% nos casos de homicídios durante o mês de janeiro. Essa conquista reflete o compromisso incansável dos bravos homens e mulheres que integram essa unidade em garantir a segurança e proteção da comunidade.
Essa diminuição notável nos índices de homicídios é fruto de uma estratégia abrangente que engloba patrulhamento intensivo, investigações diligentes e parceria próxima com a comunidade. A presença proativa da polícia nas áreas mais vulneráveis, aliada a um trabalho dedicado de prevenção e repressão ao crime, tem desempenhado um papel fundamental na redução da violência letal.
Além disso, o 16° Batalhão de Polícia Militar tem priorizado a colaboração com outras agências de segurança e órgãos governamentais, promovendo uma abordagem integrada e coordenada para enfrentar os desafios da criminalidade.
Esses resultados positivos são motivo de orgulho não apenas para os membros da instituição, mas também para toda a comunidade que se beneficia de um ambiente mais seguro e pacífico. No entanto, sabemos que a luta contra o crime é contínua e que novos desafios podem surgir a qualquer momento. Por isso, o compromisso do 16° Batalhão de Polícia Militar em proteger e servir à população permanece inabalável, buscando constantemente novas estratégias e aprimoramentos para garantir a segurança de todos.
Imagem: Divulgação/16º BPM
Foto: Divulgação/Ascom/16° BPM
Um homem de 40 anos foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar (PM) na manhã desse sábado (3), após ser flagrado com 04 (quatro) cigarros de maconha e mais 30g (trinta gramas) da mesma erva. Além do ilícito, foi encontrado com o acusado um celular LG, preto e R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) em espécie. O flagrante ocorreu por volta das 09:40 no bairro CSU, em Serrinha.
Segundo o boletim de ocorrência, após informe de tráfico de drogas no local, as guarnições deslocaram imediatamente, e lá, ao procederem com a abordagem encontraram a droga com o suspeito. Ele e o entorpecente foram apresentados à autoridade competente para a adoção das medidas cabíveis.
Do Portal Ailton Pimentel
Segundo dados levantados pelo Banco Central (BC) e publicados pelo Boletim Focus, com a projeção para os principais indicadores econômicos, a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 1,52% para 1,59%. De acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o terceiro trimestre de 2023 cresceu 0,1% em comparação com o segundo, gerando alta acumulada de 3,2%.
Mesmo que pequeno, esse crescimento econômico foi impulsionado também pelo transporte rodoviário de cargas, segmento responsável por movimentar 65% de tudo aquilo que é transportado no Brasil. De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o setor foi responsável por gerar mais de 100 mil empregos entre janeiro e novembro de 2023, um saldo de mais de oito mil novas vagas quando comparado ao ano de 2022.
Apesar do saldo positivo, o setor de transportes está preocupado e cauteloso quanto ao ano de 2024. Na última semana de 2023, o governo federal publicou a Medida Provisória (MP) nº 1.202/23, realizando modificações significativas nas normas de recolhimento da contribuição previdenciária das empresas privadas, anteriormente regida pela Lei nº 14.784/2023, que permitia a cobrança deste tributo com alíquotas variando de 1% a 4% conforme a natureza da atividade econômica da empresa.
Adriano Depentor, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), entende que o momento é de incerteza. “Estamos observando o desenvolvimento econômico com muita cautela face às incertezas relacionadas ao momento político que trava embates entre congresso e governo sobre possíveis alterações na questão tributária. Se as alterações trazidas pela MP nº 1.202 forem mantidas, é possível que os efeitos sejam negativos nas contas das transportadoras, e esse custo precisará ser repassado para o cliente, causando grandes reflexos no consumidor final”.
Segundo o presidente do Setcesp, é impossível fazer um planejamento exato sobre 2024 sem a clareza da forma de tributação. “Mesmo com a possibilidade de repasse do custo do imposto para o consumidor, as empresas dependem da certeza para montar as suas tabelas de preço de venda. Nesse momento incerto, é possível que o melhor plano seja desenvolver sua tabela de preço de venda com a reoneração”, comentou. A referida medida provisória já entrou em vigor, entretanto seus efeitos só serão efetivos a partir de 1º de abril de 2024; até lá, o segmento aguarda que as Casas Legislativas possam derrubá-la.
De forma mais otimista, Depentor afirma que as eleições municipais de 2024 podem favorecer a economia das cidades e consequentemente impulsionar o transporte rodoviário de cargas. “As campanhas fazem com que as cidades aumentem o consumo local, e isso movimenta o transporte de maneira geral, já que consome insumos na macroeconomia esse movimento é cíclico, contribuindo com a economia do país”.
Outro aspecto que deve movimentar o transporte rodoviário de cargas em 2024 é a Fenatran, principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas.
Apenas em 2022, o evento gerou mais de R$ 9 bilhões em oportunidades de negócios, além de reunir expositores de todo o mundo, como fabricantes de caminhões, de implementos rodoviários, de autopeças, de combustíveis, de seguros e de tecnologia e serviços.
“É um evento importante para a geração de negócios, para networking e para disseminação de conhecimento. As montadoras trarão alguma novidade a respeito de novas tecnologias energéticas em função das diretrizes mundiais nas emissões, e os demais fornecedores apresentarão itens de tecnologia. Para nós, a Fenatran sempre traz as tendências que se estabilizarão nos próximos anos. Estamos animados para o que teremos nesta edição”, finaliza Adriano.
_____________________
Sobre o Setcesp – Fundado em 1936, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) é fruto da união de empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) atuantes na rota entre São Paulo e Santos que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. Hoje, com 87 anos, é o maior sindicato patronal do setor na América Latina e protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, por órgãos governamentais e por representantes da esfera política.
Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o Setcesp é crucial para o desenvolvimento da categoria e atuante em sua realização não apenas para os 50 municípios que representa na grande região metropolitana de São Paulo, mas também para todo o Brasil. Além disso, a entidade oferece total apoio às mais de 21.000 empresas associadas com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, dentre outros serviços.
Faltando menos de uma semana para o início do Carnaval oficial da Bahia, uma nova variante do coronavírus foi identificada em Salvador e em outras 16 cidades do interior baiano. As amostras identificadas foram das sublinhagens JN.1 e JN.1.1 da variante Ômicron, do vírus que causa a Covid-19.
O relatório foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). A detecção ocorreu por meio de sequenciamento genético feito pela instituição. A identificação foi em amostras da capital baiana e de outros 16 municípios baianos coletadas entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.
A JN é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma variante de interesse.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recomenda que os municípios intensifiquem a vacinação contra a Covid-19.
“É importante que todos busquem os postos de vacinação tenham o esquema vacinal atualizado, principalmente neste momento que ocorrem festas com grandes aglomerações de pessoas vindas de diversas partes do país e até mesmo estrangeiros”, ressalta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Segundo a titular da pasta estadual, a Sesab, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, vem desenvolvendo, desde o dia 17 de janeiro, uma ação de vacinação neste período pré-carnavalesco que busca intensificar a imunização com a vacina bivalente. Do início da ação até esta quinta-feira (01), foram aplicadas 8.233 doses.
A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, destaca que as vacinas disponíveis atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes que circulam no país. “A imunização reduz a possibilidade de se ter a doença e ainda em caso de infecção as chances de se ter sintomas graves e mortes é menor”, afirma.
Atualmente a cobertura da vacina Bivalente na Bahia está em 15,05%. O imunizante é destinado para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. Durante a ação pré-carnaval, a vacina está sendo ofertada para todos com 12 anos ou mais.
Efetivo da Guarda Civil Municipal de Serrinha conta com 65 profissionais - Foto Reprodução GCM Serrinha |
O Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que o total somado de instituições de ensino e de saúde. É o que mostram os novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do país.
Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa.
O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.
– Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil – 286 para cada 100 mil habitantes;
– Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil – 130 para cada 100 mil habitantes;
– Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil – 122 para cada 100 mil habitantes.
A Região Norte é a que concentra a maior relação entre o número de estabelecimentos religiosos e o total da população. Há 79.650 igrejas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, o que representa a média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro do valor do Brasil como um todo.
O Acre lidera a média nacional, com 554 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguido de Roraima e Amazonas, ambos com 485 para cada 100 mil.
Do lado oposto, a região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) é a que tem a menor relação entre o número de igrejas e a população, com 226 para cada 100 mil.
Demais tipos de endereço
A grande maioria dos endereços do Brasil é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar, estão os estabelecimentos comerciais com “outras finalidades”, como comércio, prédios culturais ou públicos.
– Domicílios particulares (casas, apartamentos): 90,6 milhões;
– Estabelecimentos de outras finalidades (lojas, prédios públicos e culturais): 11,7 milhões;
– Estabelecimentos agropecuários: 4 milhões;
– Edificações em construção: 3,5 milhões;
– Domicílios coletivos (hotéis, presídios, pensões, asilos): 104,5 mil.
Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.
É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.
Divulgações anteriores
As informações do Censo 2022 começaram a ser divulgadas em junho de 2023. Desde então, foi possível saber que:
– O Brasil tem 203 milhões de habitantes, número menor do que era estimado pelas projeções iniciais;
– O país segue se tornando cada vez mais feminino e mais velho. A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos (em 2010) para 35 anos (em 2022). Isso significa que metade da população tem até 35 anos, e a outra metade é mais velha que isso. Há cerca de 104,5 milhões de mulheres, 51,5% do total de brasileiros;
– 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas (0,65% do total) – foi a primeira vez na História em que o Censo incluiu em seus questionários perguntas para identificar esse grupo;
– O número de indígenas cresceu 89%, para 1,7 milhão, em relação ao Censo de 2010. Isso pode ser explicado pela mudança no mapeamento e na metodologia da pesquisa para os povos indígenas, que permitiu identificar mais pessoas;
– Pela primeira vez, os brasileiros se declararam mais pardos que brancos, e a população preta cresceu.
Do Portal NS/Por g1
Por Cival Anjos - Que comparação mais descabida! Os hospitais e escolas são os governantes que constroem e administram, já os templos não são! Tá explicado?