sábado, 16 de dezembro de 2023

Equipe Dádiva realiza confraternização com membros e convidados

Foto: Reprodução/Equipe Dádiva

A equipe de ciclismo Dádiva, fundada em 2016 pelo ciclista Danilo Moura com o propósito de promover saúde e bem-estar através do pedal, realizou uma confraternização com seus membros e convidados na noite de sexta-feira (15). O evento foi marcado por muita alegria e descontração que animaram a todos.

A equipe é composta por ciclistas amadores e amantes do pedal que se unem em prol da prática esportiva e da amizade. A confraternização foi uma oportunidade para celebrar as conquistas do ano e fortalecer os laços entre os membros da equipe.

O evento contou com a presença de convidados especiais, que puderam conhecer mais sobre a equipe e a prática do ciclismo. A Dádiva é uma equipe que preza pela inclusão e pelo respeito, e busca sempre incentivar a prática esportiva em todas as idades e níveis de habilidade.

A confraternização foi um sucesso e deixou a todos com um gostinho de quero mais. Que venham mais eventos como esse para celebrar a amizade e a prática esportiva!

Veja vídeo:

Do Portal Ailton Pimentel

Músico Carlos Lyra morre no RJ

O cantor e compositor Carlos Lyra, parceiro de Vinicius de Moraes e outros artistas, morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família à imprensa. 

 

Compositor de standards como 'Coisa mais linda', 'Minha namorada', 'Primavera', 'Sabe você' e 'Você e eu', Lyra era um dos melodistas mais inspirados da música brasileira em todos os tempos.  

 

Segundo a esposa do artista, Magda Pereira Botafogo, o compositor de 90 anos foi internado com um quadro de febre na quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após alguns exames, foi detectada uma bactéria. A causa da morte não foi confirmada.

 

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro. 

 

Carlos foi revelado em disco na voz de Sylvia Telles (1935 – 1966), cantora que gravou Menino em 1956. Ele foi um dos compositores do movimento rotulado como Bossa Nova.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Instagram


Cinco cidades da região do Sisal têm sinal analógico de TV cortado

O sinal analógico foi cortado em cinco cidades da região do Sisal nesta sexta-feira (15). A lista do Ministério das Comunicações (MCOM) inclui os municípios de Barrocas, Biritinga, Candeal, Lamarão e Teofilândia.

Com isso, a população que ainda usa o sinal antigo precisará fazer ajustes para assistir aos programas de televisão. Se a TV tiver sinal digital, a sintonia será automática. Caso o equipamento seja de um modelo antigo, sem a tecnologia, será preciso usar um conversor.

A definição para o desligamento foi publicada em portaria (nº 11476) do MCOM, no último dia 8 de dezembro. Mas a determinação para a suspensão do sinal é de 2015.

À época, o prazo para que o antigo sinal fosse encerrado estava previsto para o fim deste ano. Porém, houve um escalonamento e novos prazos foram estabelecidos à medida que instalaram os equipamentos necessários para a operação do sinal digital.

Do Portal Clériston Silva


Pai e filho morrem em colisão com caminhão na BR-116, em Serrinha

Uma colisão entre dois veículos na BR-116, em Serrinha, causou a morte de duas pessoas na noite desta sexta-feira (15). De acordo com a apuração do PCS, um caminhão modelo VW/7.110, placa KIP-1495, colidiu frontalmente contra uma motoneta Traxx 50 CC, de cor vermelha. As duas pessoas que estavam na motoneta morreram após dar entrada no Hospital Municipal.

A colisão aconteceu por volta das 21h, no quilômetro 362, em frente à empresa Massafort. As causas do acidente ainda vão ser investigadas, mas as primeiras informações colhidas pelos policiais que atenderam a ocorrência indicam que o condutor do caminhão teria feito uma conversão para acessar a empresa e atingiu a motoneta que trafegava no sentido contrário.

Danilo Melo de Brito, de 46 anos, e seu filho Athos e Silva de Britto, de 18, foram as vítimas fatais. Eles moravam na Rua Pedro Irujo, no bairro Colina das Mangueiras, em Serrinha. 

O motorista do caminhão, Gessivaldo Almeida Cardoso, de 33 anos, foi ouvido na delegacia e, posteriormente, liberado. * Com informações do repórter Reny Maia

Do Portal Clériston Silva


Policial Militar veterano de 93 anos recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Serrinha

Policial veterano foi homenageado na Câmara Serrinhense. Foto 16º BPM

Na noite da última quinta-feira (14), o Sargento PM RR Joaquim Borges de Almeida foi reconhecido e aplaudido durante uma cerimônia na Câmara de Vereadores de Serrinha. A moção de aplausos foi concedida em reconhecimento aos notáveis serviços prestados à população baiana por Joaquim Borges de Almeida ao longo de três décadas, de 1950 a 1978.

Durante o evento, o Major PM Agassiz, representando o comando do 16° BPM, expressou seu agradecimento ao veterano de 93 anos, destacando o dedicado serviço prestado à sociedade, mesmo diante dos desafios e riscos enfrentados ao longo de sua carreira.

O Sargento PM RR Joaquim Borges torna-se uma figura representativa não apenas como um indivíduo notável, mas como um símbolo dos policiais militares veteranos.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do 16º BPM

Prepare-se para vivenciar momentos inesquecíveis neste Doce Natal!


Após o sucesso do ano passado, o @megashowespetacular estará de volta à Praça Luiz Nogueira para encantar e alegrar a criançada com diversas apresentações temáticas e muitas surpresas. 

Nos dias 22, 23 e 24, a partir das 18h, venha viver toda a magia e encanto natalino com espetáculos incríveis. Não deixe seu filho de fora dessa! 

Agradecemos aos nossos parceiros por tornarem isso possível: @nonato.clinicamedica, @ouroverdeengenhariaoficial, @focus.otica, @institutodeolhosdeserrinha, @hangarvalente e Posto Serrano.

Da Ascom PMS

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Centro de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais de Serrinha realiza Natal da Inclusão

Foto Reprodução Prefeitura Municipal de Serrinha
Na última terça-feira (12), o Centro de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (CAPENE), celebrou uma festa de Natal com o tema "Natal da Inclusão", o evento buscou proporcionar aos assistidos a magia única e especial desta temporada festiva.

O CAPENE, conhecido por seu comprometimento em oferecer suporte e cuidados dedicados a indivíduos com necessidades educacionais especiais, proporcionou um cenário encantador com animações durante o dia. A iniciativa tinha como objetivo não apenas criar um ambiente acolhedor, mas também fortalecer os laços com a comunidade, destacando a importância da inclusão.

O evento contou com a participação dos assistidos, suas famílias e toda a equipe do CAPENE. As atividades incluíram apresentações musicais, danças temáticas, e, é claro, a tão esperada chegada do Papai Noel, que distribuiu presentes  entre as crianças e jovens presentes.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Lula sanciona com vetos lei que prevê indenização a atingidos por tragédias em barragens

A sanção da lei ocorre oito anos após a tragédia em Mariana (MG) | Foto: Corpo de Bombeiros-MG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (15), com vetos (veja detalhes abaixo), a lei que institui uma política nacional de direitos de populações atingidas por barragens.

A nova legislação estabelece regras para reparação de danos de comunidades afetadas pelo licenciamento ambiental das obras e pelo vazamento ou rompimento de barragens.

A sanção da lei ocorre oito anos após a tragédia em Mariana (MG), e quase cinco desde Brumadinho (MG). Até o momento, parte das indenizações não foi paga e faltam critérios para definir valores e quem deve receber.

O texto aprovado por deputados e senadores define como atingido por barragem pessoas ou segmentos afetados pela construção, operação, desativação ou rompimento de barragens.

Segundo a nova lei, a depender da gravidade do desastre, os atingidos poderão receber auxílio emergencial e indenização pelas perdas materiais. Os desabrigados terão direito a reassentamento, com escritura e registro do imóvel.

Se o afetado for agricultor familiar, por exemplo, terá de receber a reparação equivalente ao valor da terra, das melhorias feitas no terreno, da safra e do prejuízo pela interrupção de contratos.

Segundo o governo, a nova lei também estabelece que a empresa responsável pela barragem deve implementar um programa com medidas destinadas a mulheres, idosos, crianças, indígenas, pessoas com deficiência, pescadores e ribeirinhos, pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conforme o texto aprovado pelo Congresso, terão direito à política pessoas sujeitas a pelo menos uma das seguintes consequências:

– perda ou desvalorização do imóvel;

– se o impacto ambiental prejudicar a capacidade produtiva das terras e da paisagem, além do manejo de recursos naturais. Isso também vale se o rompimento da barragem interromper atividade pesqueira;

– alteração da qualidade da água e interrupção do abastecimento;

– perda de fontes de renda e trabalho;

– mudança de hábitos da população;

– efeitos sociais, culturais e psicológicos negativos por conta da remoção ou evacuação em situações de emergência;

– alteração no modo de vida de populações indígenas e comunidades tradicionais;

– interrupção de acesso a áreas urbanas e comunidades rurais.

Vetos

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, informou que Lula vetou trechos da lei que aplicavam as regras a casos anteriores à sanção da nova lei. O tema foi negociado com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“Os vetos foram pactuados tanto com os relatores das duas Casas quanto com o movimento que construiu e debateu esse processo, sobretudo relacionado à retroatividade da lei. Não é retroativo. É daqui para frente”, explicou.

Lula também vetou um trecho que determinava o pagamento em dinheiro das indenizações prévias por perdas materiais e outro que excluía trechos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com regras para cálculo da indenização por dano imaterial decorrente de relação de trabalho.

O presidente também vetou a previsão de que as empresas tenham de adotar medidas específicas para os trabalhadores das obras.

Do Portal NS/Por g1

Zagueiro serrinhense defende clube paranaense


O jovem zagueiro, Gabriel Santos, de 19 anos, está em Curitiba onde defende as cores do Atlética Batel, time que disputa a terceira divisão do campeonato paranaense.

O serrinhense começou na base do Esporte Clube Vitória e hoje é um atleta profissional pelo Atlética Batel, mas teve passagens nas bases do Camaçariense e Pbec Brasil.

No momento, ele se encontra de férias em Serrinha, no bairro do Centro Social Urbano (CSU). Gabriel é primo do lateral-esquerdo, Capa, que vai jogar o Campeonato Baiano pelo Jequié.

Por Cival Anjos

Organizadora de evento em que cantor gospel passou mal e morreu na Bahia diz que situação foi um ‘arrebatamento’

Cantor gospel morre após passar mal em cima de placo enquanto se apresentava em show na Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Me pareceu um arrebatamento”, afirmou a organizadora do evento em que o cantor gospel Pedro Henrique passou mal e morreu em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O termo se refere a um conceito cristão em que os fiéis seriam resgatados por Jesus Cristo antes do apocalipse, ou seja, antes do “fim dos tempos”.

O caso aconteceu na quarta-feira (13), na festa religiosa particular da influenciadora Looh Abreu, chamada de “Culto da Gratidão”. O evento reuniu alguns nomes da música gospel, como Sarah Beatriz e Paulo Neto.

Pedro Henrique se apresentava normalmente na casa de eventos, quando passou mal e caiu no palco. O momento foi filmado por pessoas que estavam no evento.

Segundo a influenciadora Looh Abreu, médicos e enfermeiros que estavam no local prestaram os primeiros socorros e ele foi levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

“Os profissionais de saúde correram para prestar os primeiros socorros e assim que ele deu uma resposta positiva, foi levado para o hospital às pressas”, contou.

Nas redes sociais, a influenciadora digital desabafou sobre a situação e justificou que não apareceu antes porque ainda está bastante abalada. Ela contou que admirava o artista e que a morte de Pedro Henrique foi um susto para todos que estavam no evento.

“Pedro Henrique fazia parte da minha história. Os louvores dele tocaram muito minha vida e eu contei para ele antes dele subir no palco. Era uma pessoa incrível e o que eu pude conversar com ele, percebi que era uma pessoa na qual valia a pena se inspirar”, afirmou.

Looh Abreu ainda contou que, depois que Pedro foi levado para a unidade de saúde, o marido dela prestou apoio para a equipe e familiares do cantor. Apesar de estar triste, a baiana pediu para que as pessoas que a seguem nas redes sociais não questionem os planos de Deus.

“A única coisa que podemos fazer é orar e não questionar Deus, pensar que ele tem um propósito dentro de toda essa situação. Eu nunca tive a certeza da salvação de ninguém, mas desse caso de ontem eu sei que foi um arrebatamento de verdade”.

Velório e enterro

Cantores gospel lamentam morte de Pedro Henrique | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pedro Henrique era baiano, mas não morava no estado há anos por causa da carreira de cantor. Ele veio para a Bahia apenas para se apresentar na festa particular da influenciadora digital.

Apesar disso, a família do artista mora em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, cidade na qual ele foi criado. Por isso, o corpo dele será velado e enterrado no município.

Depois da morte do cantor ser confirmada, o corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana. A expectativa da família é que o corpo seja liberado ainda nesta sexta-feira (15).

Segundo a viúva do cantor, Sullivan Barreto, o enterro e velório serão feitos no mesmo local, na 1ª Igreja Batista de Porto Seguro.

Do Portal NS/Por g1 BA

Serrinha recebe emenda de R$ 500 mil para pavimentações em povoados e na sede


Conforme divulgado pelo vereador Lucas Maciel no último dia , em entrevista ao Info Serrinha e Região, e ao programa Bom Dia Cidade, na Rádio Continental AM, o município de Serrinha recebeu a quantia de R$ 500 mil que será utilizada para pavimentações na sede e na zona rural.

A nova emenda foi enviada pelo deputado Federal Daniel Almeida, atendendo a solicitações do vereador Lucas Maciel e do pré-candidato a prefeito de Serrinha pelo PT, Sandro Magalhães.

Em entrevista, o vereador Lucas Maciel revelou que o valor será dividido em pavimentações nos povoados do Recanto, Boa Vista II e Brejo, além de uma rua no bairro do Cruzeiro (relembre aqui).
Do Portal Info Serrinha

Homem é conduzido à delegacia por direção perigosa e porte de drogas em Serrinha

Foto: Divulgação/16° BPM

A Polícia Militar de Serrinha conduziu um homem de 29 anos, no ínicio da madrugada desta sexta-feira (15), acusado dos crimes de porte de drogas e direção perigosa. Caso aconteceu no povoado Levada ll, BR-116 Norte.

De acordo com informações da polícia, por volta de 00h30, as guarnições visualizaram um veículo de cor prata, com quatro ocupantes e em alta velocidade. Foi feito o acompanhamento e abordagem. Durante buscas no interior do veículo, foi encontrado o ilícito (maconha).

O acusado e o material encontrado foram apresentados na Delegacia de Polícia, para adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

PCC vigiou presidentes da Câmara e do Senado durante três meses, aponta relatório do Ministério Público

Presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco
| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

As residências oficiais dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram monitoradas pela facção criminosa PCC durante pelo menos três meses. Fotos das duas casas foram encontradas em celulares apreendidos pela investigação.

Um relatório de inteligência do Ministério Público de São Paulo (MPSP) aponta que o grupo montou uma operação, batizada de “Missão Brasília”, para levantar endereços dos políticos. Eles vigiavam horários e até mesmo quantidade de seguranças.

Anotações mostram que, de maio a julho deste ano, a facção gastou cerca de R$ 2,5 mil por mês com o aluguel de uma casa na capital federal. O local serviu de base para os criminosos.

O bando também teria gastado R$ 4 mil com transportes por aplicativo, durante 15 dias, para “correr atrás de terreno para compra”, além de R$ 44 mil em gastos como compra de aparelhos celulares, seguro, IPTU, alimentação, mobília e compra de eletroeletrônicos.

Na sexta-feira (8) o promotor Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo, se reuniu com a cúpula do Sistema Penitenciário Federal em Brasília. O encontro foi na Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A pasta é responsável pelos cinco presídios federais do Brasil, que abrigam as lideranças da facção paulista. O promotor é apontado como um dos alvos antigos da facção paulista por atuar no combate ao crime organizado.

No fim de novembro, a CNN mostrou que o governo federal reforçou a segurança dos policiais penais e dos presídios federais após encontrar ameaças da facção em relação a ataques e mortes contra agentes.

Um documento em nome do secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, foi enviado para agentes que trabalham nos cinco presídios federais do Brasil, com atenção especial para as penitenciárias de Brasília e de Campo Grande (MS).

O ofício informou sobre as ameaças de facções criminosas contra agentes e planos de resgate de lideranças criminosas, como Marcola. O documento falava para que todos “redobrem a atenção” e “não baixem a guarda”. O presídio de Brasília também teve reforço de 50 policiais.

Nesta quinta-feira (14), a Polícia Federal, junto com o MPSP, fez uma operação com três mandados de prisão e 16 de busca e apreensão contra a célula “Sintonia Restrita”, do PCC, que é responsável pela “Missão Brasília”, que tinha como alvos autoridades.

A CNN procurou Rodrigo Pacheco e Arthur Lira para comentar a situação, mas as assessorias de ambos disseram que eles não vão se manifestar.

Do Portal NS/Por CNN

Cantor gospel morre após passar mal em cima de placo enquanto se apresentava em show na Bahia

Cantor gospel morre após passar mal em cima de placo enquanto se apresentava em show na Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor gospel Pedro Henrique, de 30 anos, morreu após passar mal enquanto fazia um show na noite de quarta-feira (13), em um culto de adoração, na cidade de Feira de Santana.

Segundo informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele cantava na casa de eventos do bairro Ipê, quando passou mal no palco durante a apresentação.

Amigos da produção da banda o socorreram e o levaram a uma policlínica próxima ao local do evento, mas a vítima não resistiu. Policiais militares estiveram no local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Pedro Henrique morava no Rio de Janeiro, era casado e tinha um filho de um mês de idade.

A gravadora Todah Music, para a qual Pedro Henrique trabalhava, confirmou a morte do artista nas redes sociais.

“Pedro foi um jovem alegre, amigo de todos. Filho único. Um esposo presente e um pai super dedicado. Não há pastor ou cristão nesse Brasil que fale algo diferente disso: – Pedro é simples, é crente! Que sorriso! Que simpatia! Que voz! O tipo de gente da gente, que é muito bom ter por perto!”, disse no comunicado.

A Todah Music também lamentou a perda do cantor e desejou pesar para a esposa dele, Suillan Barreto, familiares e amigos.

“À Suillan e a todos os familiares e amigos o nosso mais profundo pesar, nosso respeito, total apoio em todas as áreas que possamos ajudar, e o nosso sincero Abraço!”.

Shows, família e filho

Pedro Henrique durante mêsversário do filho | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com 868 mil seguidores no Instagram, Pedro Henrique costumava publicar fotos e vídeos das apresentações que fazia, calendário de shows e momentos de viagens com a esposa Suillan Barreto.

Entre os registros, há momentos de lazer em Campos do Jordão, Jerusalém e Dubai. O nascimento do filho, há pouco mais de um mês, também foi festejado por Pedro, que definiu a criança como a “ovelhinha mais linda”.

Do Portal NS/Por g1 BA

Comando Vermelho e PCC avançam para presídios de quase todos os estados, aponta levantamento

Foto: Gil Ferreira/CNJ

A contaminação do sistema penitenciário brasileiro pelas facções criminosas tem crescido e está presente em todas as unidades da federação, com destaque para o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), nascidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Levantamento inédito feito pelo Ministério da Justiça e obtido pela Folha de S.Paulo mostra que as duas maiores facções do país têm atuado em 24 estados e no Distrito Federal, com um crescimento mais acentuado do Comando Vermelho.

De acordo com os dados, o CV está presente em presídios de 21 unidades da federação, seis a mais do que no ano anterior. O PCC está em 23, duas a mais do que em 2022.

O tamanho do Comando Vermelho, do PCC e de outras facções foi mapeado pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a partir de dados da Rede Nacional de Inteligência Penitenciária. O mapeamento aponta que 70 facções criminosas operam nas cadeias.

Segundo especialistas, o cenário é sintomático do descontrole do poder público, que fortalece o crime organizado —tanto pela incapacidade de o sistema isolar lideranças que, mesmo presas, comandam crimes nas ruas, quanto pelas condições dentro das cadeias, catalisadoras do aliciamento de novos integrantes.

O Comando Vermelho teve um crescimento expressivo a partir da expansão para o Norte e Nordeste. Esse processo teve início pelo sul da Bahia até chegar a Salvador, onde firmou uma aliança com a facção Comando da Paz.

Das 70 facções atuantes no sistema prisional, apenas o Comando Vermelho e o PCC têm abrangência nacional. Outras 13 apresentam atuação regional, enquanto 55 têm influência restrita a nível local.

As autoridades também mapearam o poder das facções. Do total, 21 são consideradas de alto impacto, segundo cálculo que considera a atuação de advogados, força financeira, estrutura hierárquica, quantidade de aliados e também de inimigos no sistema prisional.

Presos e egressos disseram à Folha que o recrutamento de novos integrantes pelas facções é constante. E as próprias condições do sistema colaboram com isso. Com superlotação dos presídios, não há estrutura de separação de internos, por exemplo.

No país, há um déficit de mais de 162 mil vagas nos presídios estaduais, que reúnem 644 mil presos. Sétimo país em número de habitantes, o Brasil tem a 3ª maior população carcerária do mundo.

Rafael Velasco, secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, admite que a superlotação transforma o problema em um ciclo vicioso.

“Com mais pessoas, as facções arregimentam novos soldados, eles acabam indo para rua, cometendo novos crimes, retornando para o sistema prisional e enchendo cada vez mais”, disse.

Para Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o respeito aos direitos humanos e à legislação podem ter impacto no enfraquecimento das facções.

“É possível mudar essa realidade respeitando a Lei de Execuções Penais, que determina separação de presos por tipos de crime, evitando a superlotação e dando condições para o cumprimento da pena para que as facções não se aproveitem para vender facilidades e proteção”, diz. “A maioria das facções se fortalece hoje pelas condições do sistema”, acrescenta.

Uma das lacunas apontadas por estudiosos é a ausência de políticas voltadas para os egressos.

Para a diretora-executiva do Justa, Luciana Zaffalon, o país insiste em um encarceramento de massa que não proporciona benefícios tangíveis à segurança pública.

“Ao negligenciar o suporte às pessoas que deixam o sistema prisional, cria-se um vácuo de poder que, no contexto político, é prontamente ocupado pelas facções”, avalia. “O estado não fazer é tão importante quanto fazer”.

Do Portal NS

Papa Francisco diz que não quer ser enterrado no Vaticano

Papa Francisco é visto em evento dentro do Vaticano em 13 de dezembro de 2023 | Foto: Gregorio Borgia/AP

O papa Francisco disse nesta quarta-feira (13) que não deseja ser enterrado no Vaticano, conforme a tradição da Igreja Católica.

Por mais de 100 anos, os papas foram enterrados nas grutas da Basília de São Pedro, no Vaticano.

Francisco, que completa 87 anos neste fim de semana, disse que deseja ser sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, a qual ele usa para rezar antes e depois de cada uma das suas viagens e que abriga sua imagem favorita de Maria, mãe de Jesus.

Em entrevista à emissora mexicana Televisa, o pontífice disse que tem uma viagem confirmada à Bélgica no próximo ano e considera viajar para a Polinésia e para a Argentina, sua terra natal.

“É verdade que todas as viagens estão agora repensadas”, disse. “Se eles estiverem por perto, eles podem ser feitos. Se estiverem mais distantes são repensados. Existem limites.”

Foi a primeira entrevista de Francisco desde sua última crise de bronquite aguda, que o forçou a cancelar uma viagem este mês a Dubai para participar da COP28.

Embora o cargo de papa seja vitalício, Francisco reassegurou a possibilidade de renúncia e disse que precisa se preparar para qualquer possibilidade.

“Peço ao Senhor que diga basta, em algum momento, mas quando ele quiser”, falou.

Do Portal NS/Por g1

Homem é suspeito de matar próprio irmão a facadas na Bahia após discussão

O caso será investigado pela delegacia de Porto Seguro | Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem é suspeito de matar o próprio irmão a facadas em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O caso aconteceu na quarta-feira (13). O suspeito fugiu e é procurado. As informações são da Polícia Civil da região. A vítima, de 56 anos, foi esfaqueada após uma discussão com o irmão. 

De acordo com um sobrinho da vítima, o suspeito teria entrado na casa da mãe e pedido uma faca emprestada. Em seguida, ele foi em direção ao irmão e desferiu facadas nas costas e no pescoço da vítima, que chegou a ser socorrida para o hospital, mas chegou na unidade de saúde sem sinais vitais. O caso será investigado pela delegacia de Porto Seguro.

Do Portal NS/Por g1 BA


Justiça suspende contratos entre prefeitura de Santaluz e supermercado após indícios de irregularidades

Justiça suspende contratos entre prefeitura de Santaluz e supermercado após indícios de irregularidades | Foto: Notícias de Santaluz

O juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior suspendeu contratos celebrados entre a Prefeitura de Santaluz e o supermercado São Luiz. A medida de caráter liminar (provisório), assinada na manhã desta quinta-feira (14), atendeu pedido feito pelos vereadores Léo Reis, Louro do Rio Verde, Danda, Milson do Pereira e Peu, assessorados pelo advogado Henre Hermelino, por meio de uma ação popular.

Na decisão, que também suspendeu a transferência de dinheiro e nova contratação do supermercado sem prévia autorização judicial ou até que seja deliberado o mérito da questão, o juiz considerou um parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que aponta supostas irregularidades na contratação do supermercado pela prefeitura, resultando na celebração de diversos contratos cuja soma supera a quantia de R$ 2,2 milhões.

Segundo o documento, duas empresas situadas no mesmo endereço e com nomes fantasia idênticos (Supermercado São Luiz e Super São Luiz), pertencentes a duas mulheres, que são mãe e filha, teriam participado de diversos procedimentos licitatórios como se fossem concorrentes.

O juiz também levou em conta o fato de uma das empresas possuir capital social bem abaixo dos valores questionados e a outra ter sido extinta após pedido de baixa na junta comercial do estado, “fato este que prejudica ainda mais a capacidade de se executar uma futura condenação”.

“[…] em razão do evidente risco ao resultado útil do processo, torna-se imperiosa a suspensão dos vultuosos pagamentos e a anulação/rescisão dos contratos licitatórios irregulares, os quais são objeto desta ação, e firmados com as empresas rés, sob pena de se superar a capacidade financeira das rés de adimplir com eventual sentença condenatória, causando prejuízos milionários aos cofres públicos”, destacou o magistrado na decisão, que cabe recurso.

Notícias de Santaluz

Vereadores de Serrinha aprovam entrega da Comenda Bernardo da Silva a Osni Cardoso e Dr. Pedro

Os vereadores de Serrinha aprovaram por unanimidade nesta quinta-feira, 14, a entrega da honraria Comenda Bernardo da Silva ao deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso.


A proposta para a entrega da honraria foi feita pela bancada de oposição, e assinada por todos os vereadores.


Osni Cardoso foi prefeito de Serrinha entre os anos de 2009 e 2016. Em 2018 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2022. Em janeiro de 2023 recebeu o convite para assumir a SDR.


Outro Serrinhense que teve a aprovação para receber a Comenda Bernardo da Silva foi o médico Dr. Pedro Augusto Nonato Costa.


A Comenda Bernardo da Silva é uma honraria concedida a serrinhenses que prestaram serviços relevantes em suas áreas de atuação em benefício da população baiana.
Do Portal Info Serrinha